Queima-gorduras (Dieta)

Elimine massa gorda, adoptando uma dieta hipocalórica, praticando exercício e ingerindo as substâncias certas

Sabia que existem substâncias que «queimam» a gordura e que, na maioria das vezes, são derivadas de plantas?

Estas substâncias interferem com o processo de digestão e potenciam a sensação de saciedade.

Para além disso, trabalham ao nível dos rins, facilitando a eliminação de líquidos, e potenciam os processos do metabolismo ao nível da tiróide ou da síntese de glicose. São, por isso, muito úteis para quem quer perder peso enquanto complemento de uma dieta hipocalórica (baixa em calorias).

Algumas dessas substâncias «queima-gorduras» estão presentes naturalmente nas alcachofras, no ananás ou na papaia, por exemplo, sendo incluídas, por isso, em muitos suplementos coadjuvantes do emagrecimento. Estes devem, contudo, ser tomados com precaução.

A dietista Marisa Costa explica porquê: «Estes produtos funcionam como um acelerador do metabolismo, potenciando o trabalho natural do organismo. O problema surge quando se deixa de tomá-los e deixa de haver ajuda. Por norma, o metabolismo torna-se mais lento e deixa de perder peso, podendo mesmo voltar a recuperá-lo, principalmente se não adquirir bons hábitos alimentares.»

Efeito saciante e depurativo

Existem também outros alimentos a que se atribui o eventual efeito «queima-gordura». Isto porque a sua digestão queima mais calorias do que as que fornecem ao organismo quando ingeridos. São, maioritariamente, frutas e verduras. Têm pouca gordura e são ricos em antioxidantes e fibra.

É o caso, por exemplo, do alho-francês, dos espargos, da toranja, do melão e da melancia. É importante referir também as propriedades da camelina (planta de camomila), da laranja amarga e de algas como a espirulina ou o fucus vesiculosus.

A lista pode ainda estender-se a várias plantas como a garcinia cambogia, o guaraná, a ortosifão ou a rainha dos prados, conhecidas por ajudarem a adelgaçar, por serem ricas em substâncias saciantes e depurativas.

Comentários