Perder peso de forma saudável

Precisa de perder alguns quilos depois dos excessos dos últimos meses? Aprenda a emagrecer sem voltar a engordar

Os excessos que foi cometendo nos últimos meses não enganam: precisa de perder alguns quilos. Iara Rodrigues, nutricionista na clínica New Body, em Lisboa, dá-lhe uma ajuda.

Antes de mais, convém esclarecer que o pressuposto desta dieta não é levá-la a emagrecer a qualquer custo, mas sim reajustar a sua silhueta de forma saudável e sustentável, para não voltar a engordar. Na verdade, de nada adianta fazer uma restrição alimentar drástica para perder peso em tempo recorde, porque assim que voltar a comer «normalmente» os quilos perdidos voltam também e, muitas vezes, «acompanhados».

«Se demorou um, dois, cinco ou mais anos a ganhar “aqueles” quilos que tanto a incomodam, porque motivo há-de acreditar que, em pouco tempo, vai ser possível perdê-los?», questiona a nutricionista. «Convém saber que fazer jejum ou saltar refeições é prejudicial, quer para a saúde, quer para as boas intenções: é que, após longos períodos sem comer, tendem a cometer-se excessos.

O radicalismo não é a solução: eliminar alimentos ou reduzir abruptamente as calorias ingeridas pode dar mau resultado», sublinha. Então qual a solução? De acordo com Iara Rodrigues, «perder peso implica, antes de mais, uma mudança de comportamentos». Como? «Comece por identificar a presença de quilos a mais, pense no incómodo que isso lhe causa, bem como nos hábitos que conduziram a essa situação», indica a nutricionista. Depois, «use o bom senso, trace um plano com metas realistas e graduais e encontre a motivação que lhe falta para começar e manter o processo».

Ainda assim nem sempre se consegue controlar o peso sem ajuda. Neste caso,
uma consulta médica com um nutricionista permite tomar conhecimento de
todas as opções, nomeadamente no que se refere a dietas exequíveis e
aconselhadas, levando ao desenvolvimento de uma maior responsabilização
do paciente pelo seu estado de saúde.

Regras da dieta

Conforme sublinha Iara Rodrigues, «uma dieta cujo objectivo é perder peso em poucos dias nunca deverá ser a sua primeira opção». A alternativa? «Faça-o gradualmente e sem radicalismos». Para esse efeito, a nutricionista aponta as seguintes regras:


  • Comer mais vezes e em menor quantidade
    «As primeiras medidas para a correcção de peso impõem a redução da ingestão calórica diária. Para além disso, o intervalo entre as refeições deve variar de acordo com o tempo de digestão de cada indivíduo e dos alimentos ingeridos, mas não deve ultrapassar, em média, as três horas. O importante é comer antes de sentir fome».


  • Escolher os alimentos
    «Uma dieta em que se pretende alcançar um objectivo “rápido” deverá abundar de alimentos “saudáveis” e excluir os ditos “desaconselhados” (queijos gordos, enchidos, álcool, refrigerantes, bolachas, gelados, chocolates, pastéis, etc.). Deve também incluir uma quantidade de proteína (peixe, carne ou leguminosas) e de gordura. A preferência deverá recair sobre o azeite, que acompanha bem os vegetais. Nas refeições intercalares, deverá optar por fruta ou iogurtes».

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