Os 3 melhores adoçantes

Ponha o açúcar de lado e escolha estes três adoçantes na sua alimentação

O açúcar, considerado hoje um dos maiores inimigos da alimentação saudável, é responsável por inúmeras doenças, pelo aumento de peso desmensurado, ou até por aumentar os factores de risco para outras doenças.

Na procura de uma outra solução alimentar que substítua este tão mal amado alimento, surgem os adoçantes. Sem calorias, que tornam o nosso paladar adocicado como o açúcar, mas que têm vindo a tornar-se controversos devido a potenciais riscos secundários que podem despoletar. Referimo-nos ao aspartame por exemplo.

No entanto existem algumas soluções de adoçantes saudáveis sem efeitos secundários e que fazemos questão de trazer até si.

Stevia – Talvez o adoçante mais conhecido de todos pelas seus vastos benefícios. É um potencial anti-inflamatório e tem efeitos positivos na redução da glucose. No entanto algumas pessoas podem achar o seu sabor um pouco amargo.

Xylitol – Um dos adoçantes mais promissores! Aparenta ter capacidades no controlo do apetite e na gestão da glucose. É realmente conhecido pelas suas propriedades na saúde dental, reduzindo o risco de cáries.

Splenda sucralose – O adoçante mais controverso! No entanto, o seu sabor é o mais aproximado do açúcar.

Ainda não existem evidências suficientes sobre os possíveis malefícios e o seu uso deve ser moderado, de preferência acompanhado por suplementos ou alimentos pré-bióticos.

artigo do parceiro:

Comentários