Menu de purificação corporal

Existem alimentos que ajudam a limpar o organismo, desintoxicando-o. Saiba quais são e qual a melhor forma de os ingerir para potenciar resultados

Depois das férias de verão ou dos grandes períodos festivos, como o Natal e a Páscoa, nada como uma operação detox para purificar o organismo, libertando-o de toxinas desnecessárias. Nos últimos anos, surgiram no mercado produtos que também têm essa função, mas nada como recorrer a uma solução mais natural e económica para alcançar esse objetivo. Estes são os alimentos a que pode recorrer:

- Limão

Antioxidante e rico em vitamina C, deve ser consumido, em sumo, ainda em jejum, misturado com água. «A primeira coisa a beber de manhã com um copo de água morna. Como tempero numa salada, e, como é alcalinizante, equilibra o organismo», refere Teresa Barata Alves, health coach. «Atenção que não é preciso colocar o sumo de um limão, mas apenas algumas gotas. Se tiver o esmalte dos dentes mais sensível beba-o com uma palhinha», adverte a especialista.

- Sumo verde

A receita é simples. «Use 70% verduras e 30% de fruta», sugere a conselheira de saúde. «Depois, é só colocar numa misturadora e beber devagar», recomenda Teresa Barata Alves. Muito em voga, estes batidos devem ser tomados «logo de manhã, a seguir ao copo de água quando acorda», sugere. «Na meia hora seguinte não coma mais nada. Ao fim desse tempo, se o organismo pedir por mais alimento, tome o pequeno-almoço», aconselha a health coach.

- Pera-abacate

Pouco consumida em Portugal, há muito que é usada noutros países. «Pode ingeri-la a todas as refeições. Mas é um alimento muito calórico. Não abuse», adverte Teresa Barata Alves. A melhor forma de a consumir é «misturada nos smoothies, ao pequeno-almoço com uma tosta, para juntar a uma salada ao almoço», esclarece a especialista.

- Sementes de linhaça e de chia

À semelhança de outras, estas sementes podem ser integradas na alimentação «a qualquer altura do dia», refere Teresa Barata Alves. «É preciso não exagerar na quantidade e ir variando», avisa, contudo. «Eu gosto de as colocar nos smoothies, na granola e a meio da manhã como snack», confessa a consultora de saúde.

- Óleo de coco

Também pouco usado em Portugal, é bom «para cozinhar, em alguns smoothies, na granola e, claro, na pele e no cabelo», sugere Teresa Barata Alves. «É uma boa fonte de gordura saturada, e, tal como a manteiga, uso-o para cozinhar em temperaturas elevadas, quando não posso», assume a especialista.

Texto: Joana Brito

artigo do parceiro:

Comentários