Mantenha o peso perfeito

Fechar a boca é meio caminho andado mas, por si só, não chega. Siga os conselho de especialistas em dietas e nutrição e livre-se de vez das roupas de tamanho L e XL

A disciplina alimentar aliada a um plano personalizado de exercício físico e acompanhamento médico tem demonstrado que, mesmo nos casos em que a balança ultrapassa os 100 quilos, é possível perder peso. O fenómeno de audiências televisivas «The Biggest Loser», que serve de exemplo a milhares de pessoas em todo o mundo e que teve em Portugal a sua própria versão com o programa «Peso Pesado», transmitido pela SIC, mostra como é preciso esforço e determinação para atingir o peso ideal. Se já viveu a experiência e atingiu a meta, descubra que hábitos deve adotar para se sentir bem com o seu corpo.

Mudar de hábitos

Quem já tentou perder peso vezes sem conta sabe que não há receitas fáceis para manter um índice de massa corporal (IMC) entre os 19 e os 25, valor considerado normal para um adulto. Manuel Carrageta, cardiologista, garante que «só é possível ser saudável se emagrecer implicar mudanças de estilo de vida que privilegiam uma alimentação equilibrada e um aumento da atividade física.

Mesmo uma redução de peso da ordem dos cinco por cento (por exemplo, uma pessoa que pese 80 quilos, perder quatro quilos) proporciona uma significativa melhoria da saúde com redução do risco de problemas como a diabetes e as doenças cardiovasculares».

Uma opinião que também é reforçada pela dietista Tânia Miguel. «Qualquer tratamento da obesidade deve ser planeado como uma alteração a longo prazo», esclarece a especialista. «A dieta deverá proporcionar uma redução do consumo energético abaixo das necessidades diárias», afirma ainda.

Saúde à mesa

Continuar a preferir alimentos de baixo nível calórico, mas ricos em nutrientes, como os vegetais, a fruta, o peixe, a carne magra, os cereais integrais e as leguminosas e evitar a alimentação rica em açúcares, gordura animal e sal é essencial. «Um grama de gordura, presente na carne vermelha, na manteiga, nos fritos ou nos doces contém quase o dobro das calorias que um grama de proteínas ou de hidratos de carbono», especifica Manuel Carrageta.

Tânia Miguel aconselha a «eleger o azeite para temperar e cozinhar, diminuir o sal e privilegiar as ervas aromáticas, além de beber entre litro e meio e dois litros de água diariamente». Os hábitos e os horários à mesa também são relevantes. «Coma sempre devagar e mastigue bem os alimentos, consuma duas a três peças de fruta por dia, de preferência com casca, ingira sopa ao almoço e ao jantar, acompanhe as refeições principais com um prato de salada ou legumes. Coma de três em três horas durante o dia e nunca faça uma pausa noturna superior a oito horas», defende.

Erros no ginásio

Perdas de peso bruscas e com níveis de exercício físico desproporcionais à capacidade do organismo podem ser prejudiciais e uma das principais causas de insucesso. Como alerta o coordenador do programa Peso Vital Holmes Place, Miguel Lucena, «um dos erros mais comuns nas pessoas com excesso de peso, que decidem contrariar os seus hábitos, é começarem a treinar de forma intensiva, o que poderá originar lesões, pois o corpo não está habituado a grandes níveis de atividade física, e tornar-se desmotivante pelo cansaço».

O personal trainer defende que «a intensidade inicial deve ser sempre moderada, de acordo com os resultados dos exames médicos e seguindo um plano que será aumentado à medida que o participante crie a sua rotina de treino». Mas não só. «A redução de peso será uma consequência da continuação da prática física, idealmente três vezes por semana e vitalícia», refere ainda.

Veja na página seguinte: Rituais simples que ajudam (mesmo) a perder peso

Comentários