Iogurte: O snack ideal para todas as idades

Iogurte constitui uma boa opção alimentar, particularmente nas refeições intercalares. Saiba porquê!
A saúde e a alimentação estão intimamente ligadas ao longo da vida. Atualmente, verifica-se uma preocupação crescente com escolhas alimentares saudáveis e equilibradas, quer em termos nutricionais, quer económicos.



A atual situação económica é responsável por várias mudanças no estilo de vida dos portugueses, de entre as quais se destacam as alterações dos hábitos alimentares. Por exemplo, a utilização de lancheiras é, hoje em dia, uma prática comum adotada por grande parte das pessoas, para levar para o trabalho as suas refeições, tanto principais como intercalares.



A opção por merendas da manhã e da tarde nutricionalmente equilibradas é tão importante como as escolhas feitas nas refeições principais, na medida em que contribui para assegurar uma alimentação saudável ao longo do dia.



A 17 de maio, no âmbito da celebração do Dia do Iogurte, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar voltam a promover o Programa “Um Iogurte Por Dia” – uma iniciativa de sensibilização para a importância das pequenas refeições numa alimentação globalmente mais equilibrada, demonstrando hipóteses de lanches saudáveis com iogurte ao alcance de todos.



No contexto deste Programa, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), lança o e-book: “O iogurte no ciclo de vida”, dedicado à importância e à qualidade nutricional deste alimento. Apresenta ainda uma componente mais prática, através da sugestão de merendas adaptadas a diferentes fases do ciclo de vida e algumas receitas que incluem iogurte.



Nuno Borges, da direção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, reforça que “As refeições que normalmente são deixadas para segundo plano - as refeições intercalares, ou seja o lanche a meio da manhã ou a meio da tarde - devem ser igualmente planeadas e consideradas relevantes no plano alimentar de toda a família, à semelhança do que já fazemos com as refeições principais (nomeadamente, o almoço e o jantar).”



“Uma alimentação saudável é a base duma vida com saúde. Existe uma relação direta entre o tipo de alimentação e algumas doenças muito comuns, como por exemplo as doenças cardiovasculares, a obesidade, a diabetes mellitus e também muitos problemas do aparelho digestivo como a obstipação”, destaca o especialista, em comunicado. E acrescenta: “Neste contexto, torna-se ainda mais preponderante assegurar informação e educação que contribua para a saúde da população, alertando para a importância das pequenas refeições numa alimentação saudável. O iogurte faz parte de um padrão alimentar saudável, constituindo um excelente complemento do pequeno-almoço, do lanche a meio da manhã ou da tarde, além de poder ser sobremesa ou ceia”.

Comentários