Ganhar peso pode ser saudável

Os cientistas acreditam que os ganhos de peso em massa muscular podem ser saudáveis

É saudável aumentar de peso?

Cada vez mais investigadores e médicos transmitem a mensagem “estamos a ficar muito gordos, devemos perder peso”, “devemos comer menos, devemos perder peso”.

Sabemos que grande parte das estratégias utilizadas para perda de peso, resultam numa grande redução dos números na balança e por vezes esta redução está também relacionada com a pouco saudável perda de massa muscular.

Os estudos mais recentes são alarmantes, concluindo que a perda de peso a longo prazo está relacionada com uma morte precoce.

Este artigo baseia-se num estudo com um resultado similar.

Os cientistas mediram o IMC e o perímetro abdominal de todos os sujeitos em 2 ocasiões, em 1990 e no início do seculo XXI, tendo sido monitorizados durante 6/7 anos.

Estes dados permitiram aos cientistas calcularem os riscos de morte:

- Um decréscimo do IMC está relacionado com um maior risco de morte

- Quanto menor o perímetro abdominal menor o risco de morte

- Quanto maior o perímetro abdominal maior o risco de morte

De acordo com os dados obtidos, não perder peso é mais saudável do que perder peso!

Os cientistas pensam que a massa muscular é saudável e quanto mais massa muscular (em peso), mais saudável. O que representa realmente um atentado à saúde é o excesso de massa gorda na zona abdominal, ao redor dos órgãos internos.

Estes investigadores sugerem que devem ser tomadas medidas para que a gordura seja redistribuída.

O que sugerimos e nos parece ser mais saudável, com base nos dados dos estudos mais recentes, é o que se chama de recomposição corporal. Neste processo o objetivo passa por ganhar peso em forma de massa muscular e em simultâneo reduzir a massa gorda.

Desta forma existe uma redistribuição da massa gorda, reduzindo a percentagem de gordura corporal e o perímetro abdominal. O peso corporal mantem-se controlado com o ganho de massa muscular, garantindo uma perda de peso/gordura saudável, sem quaisquer riscos para a saúde.

artigo do parceiro:

Comentários