Chegou a estudar  informática e gestão de Empresas no ISCTE mas é como ator que Rui Neto tem vindo a construir uma carreira na televisão, no cinema e no teatro, interpretando personagens em obras como «Fragmentos do império», «Sol de inverno», «Toda a gente sabe que toda a gente sabe» e «Purga».

Amante de fotografia digital e de pintura, o ator nascido em Lisboa a 6 de junho de 1979, também é fã de natação, de judo e de voleibol. Mede 1,71 metros e pesa 62 quilos.

Entre 11 a 15 de dezembro de 2013, leva ao palco do Teatro da Comuna o espetáculo «Worms», com texto e criação de sua autoria e interpretação de São José Correia. «Esta criação partiu da escrita de um texto original inspirado no universo imagético de Jean-Paul Sartre», refere o ator, que após a encenação de «Huis Clos», do mesmo autor, em fevereiro 2013, integrada no seu projeto de mestrado de Ciências de Comunicação – Comunicação e Artes (FCSH), considerou que lhe fazia sentido «produzir um texto que abordasse as questões com que me deparei da filosofia de Sartre», sublinha.

O que faz para se manter saudável? Tem algum tipo de cuidados ou nem por isso?

Não fumo, passeio o meu cão diariamente e corro com ele e também tenho cuidado com a alimentação.

Pratica exercício físico regularmente? Se sim, que tipo de exercício físico pratica e quantas vezes por semana?

Não tenho nenhuma prática desportiva. Recentemente, tive um período intenso no ginásio, com treino diário durante três meses, mas é sempre o trabalho que me obriga a praticar exercício físico.

Que reflexos é que a prática de exercício físico tem na sua saúde?

Sinto-me com mais energia e com mais força e também mais feliz.

Prefere praticar desporto ao ar livre ou no ginásio?

Prefiro o treino concentrado no ginásio mas não gosto do ambiente de ginásio nem da rotina.

Em que medida é que a prática desportiva muda a sua vida?

A prática desportiva corrige maus hábitos, rejuvenesce a mente e liberta más energias.

Tem algum problema de saúde que exija cuidados especiais ao nível da alimentação e do exercício físico ou até em termos de tratamentos médicos e medicação? Se sim, que tipo de cuidados costuma ter?

Não, não tenho.

Quando adoece, é um doente difícil e piegas ou, antes pelo contrário, é um paciente perfeitamente calmo e tranquilo?

Fico facilmente irritável e gosto de estar no meu canto. Mas não sou um doente difícil.