Como se manter hábitos saudáveis na estação fria

Gonçalo Sardinha, fundador da Iswari dá dicas importantes para se manter saudável no inverno

- No verão é quando as pessoas se preocupam mais com a imagem. Como passar desta típica dieta sazonal para um estilo de vida saudável durante todo o ano?
Ganhando força de vontade e atreveria-me a dizer, gostando de ver o resultado de uma dieta equilibrada. Gostando de si mesmas, da sua silhueta e acima de tudo, observando o investimento tremendo ao nível da saúde. Porque quando ficarmos doentes damos muito valor à saúde. A saúde não é um dado adquirido, mas sim um bem precioso que deve ser estimado no dia-a-dia.

- Quais os melhores produtos para usar durante todo o ano de forma a ajudar a controlar o peso?
Devemos pensar sempre em frescos. Ou seja, evitar tudo o que seja processado e conservado em sal ou açúcar. E pensar sempre: quanto mais perto da natureza, ou seja, quanto menos transformado melhor. Exceção feita aos desidratados que a única transformação que sofrem é a evaporação da água. E ainda assim, devemos sempre demolhá-los para que o corpo não fique nunca desidratado.

- Quais os melhores produtos para ajudar a combater os malefícios do frio?
Produtos que nos dêem calor. Como por exemplo os feijões, grão, e alguns cereais como a quinoa, o millet. O cacau e a maca peruana são 2 excelentes produtos para nos ajudar a manter quentes, saciados e com energia.

- Quais os maiores erros alimentares que se cometem no inverno?
É a mistura explosiva entre ficar em casa (sem fazer qualquer exercício) e comer em demasia. O Inverno é particularmente convidativo aos doces. E doces é uma calamidade em termos de saúde e de aumento de peso.

Comentários