Como diminuir os efeitos secundários dos tratamentos oncológicos?

Uma alimentação e nutrição adequadas desempenham um papel fundamental na prevenção e no tratamento de alguns tipos de doenças. Mas a alimentação também pode ajudar na superação dos efeitos secundários de quem está a ser submetido a tratamentos oncológicos, como a quimioterapia.

Estima-se que os maus hábitos alimentares estejam na base de cerca de 20% das causas de desenvolvimento de cancro. Estudos demonstram que o consumo excessivo de carne vermelha, carnes processadas, gordura e sal, aumenta o risco de desenvolvimento de alguns tipos de cancro. 

Segundo a American Cancer Society, uma dieta não ajustada e o sedentarismo são dois fatores chave para o aumento do risco de ste tipo de doenças. Pelo contrário, uma dieta equilibrada, completa e variada, parece constituir um fator protetor.

Durante os tratamentos oncológicos

Durante os períodos de tratamento oncológico, uma alimentação adequada pode melhorar a sensação de bem-estar, ajudar a manter a força e energia, controlar o peso e os seus reservatórios corporais de nutrientes, bem como contribuir para uma maior tolerância aos efeitos dos tratamentos e diminuir o risco de infeções.

Os efeitos secundários dos tratamentos, particularmente da quimioterapia, podem afetar a ingestão alimentar. Os efeitos adversos mais comuns, com um impacto negativo no estado nutricional incluem: falta de apetite, alterações do olfato e paladar, náuseas e vómitos, feridas na boca, obstipação ou diarreia, entre outros.

A intervenção nutricional nestes doentes tem um papel fundamental na prevenção/reversão da desnutrição. Embora esta intervenção deva ser sempre individualizada, seguem algumas estratégias chave para alguns dos efeitos adversos mais comuns, caso-a-caso.

Náuseas e vómitos

- Coma e beba devagar e mastigue bem os alimentos;

- Realize refeições de menor volume e mais frequentes ao longo do dia, evitando refeições abundantes que podem aumentar a sensação de enfartamento e/ou desconforto abdominal;

- Realize as suas refeições num ambiente agradável, descontraído e sem odores intensos;

- Prefira os alimentos frescos ou à temperatura ambiente;

Comentários