Um arco-íris de cores, texturas, cheiros e sabores é talvez a melhor forma de descrever a experiência de provar a comida tradicional da Tailândia, um país situado no sudoeste asiático e cuja população é maioritariamente budista. 

Partimos à descoberta desta gastronomia num workshop de cozinha «Thai», organizado pela embaixada da Tailândia e pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Eis o que aprendemos...

Os princípios gerais

O que torna a comida tailandesa especial é a mistura de sabores. No mesmo prato, podem-se concentrar os vários sentidos do paladar: doce, salgado, azedo com toques picantes e amargos. Todos os pratos caracterizam-se pela riqueza dos seus ingredientes e pela criatividade e requinte da sua apresentação.

Além disso, e segundo Chayanit Prampate, chef tailandesa e docente na Rajamankala University of Technology Krungthep, de Banguecoque, «as receitas tailandesas servem apenas de orientação, já que são altamente adaptáveis». Isto significa que, ao prepararmos um prato típico deste país, podemos ajustar as quantidades e temperos para que o resultado final se adapte ao gosto pessoal.

A base da refeição

O centro de cada refeição tailandesa é o arroz. Este serve-se de múltiplas formas, nomeadamente cozido, frito ou incluído na sopa. Em vez de um prato principal e vários acompanhamentos, como é característico em Portugal, uma refeição tipicamente tailandesa tem o arroz como elemento principal, sendo os restantes pratos servidos todos ao mesmo tempo. Assim, nas tradições gastronómicas tailandesas, não há uma ordem habitual de entradas, sopa e prato principal durante uma refeição. A isto chama-se ter uma «thai meal, in a thai way».

Temperos e ingredientes

A essência da culinária «thai» reside na utilização das suas ervas e especiarias. Além das malaguetas, é comum encontrar no coração dos pratos tailandeses alho, erva-limão, folha de lima, manjericão, coentros, gengibre, lima, açúcar de palma, alho e pimenta.

Durante o workshop, aprendemos ainda que as especiarias são utilizadas sob a forma de pastas frescas conferindo, de acordo com a chef Chutimonpon Tabtimkeaw, um «sabor mais apurado» do que as que costumamos utilizar (secas).

O leite de coco, o marisco, os rebentos de feijão e de soja também fazem parte dos ingredientes que dão identidade à gastronomia deste país.

Os molhos

Ao entrar em qualquer restaurante tailandês, irá reparar que os molhos preparados com os ingredientes referidos são presença habitual na gastronomia «thai». Estes não se limitam a ser utilizados apenas como tempero, desempenhando um papel específico, como por exemplo o molho de peixe, («nam pla») que, em muitos pratos, substitui o sal.

O toque final

Nos pratos tailandeses o toque final fica a cargo de elementos como o caju e o amendoim ou de ervas aromáticas como o coentro. A apresentação final é uma das principais preocupações da gastronomia «thai» pelo que há delicadeza e arte na decoração do prato, da mesa e de todo o ambiente em redor, não faltando os arranjos florais e as frutas ou verduras esculpidas de forma criativa («carving»).

As formas de confecção

Na cozinha tradicional tailandesa, os salteados e saudáveis cozinhados ao vapor são os modos de confecção mais comuns. Há ainda lugar para alguns fritos. Como complemento ou alternativa, os tailandeses recorrem muito a saladas de legumes frescos. 

Os pratos mais tradicionais

Por Pia Tod são rolinhos de massa estaladiça com vegetais, cogumelos pretos, cenoura e carne de porco picada. Fáceis de preparar e muito saborosos, podem ser a forma ideal de iniciar uma refeição.

A Tom Yam Kung é uma sopa picante e ácida com camarão, cogumelos, erva príncipe, sumo de limão, folhas de lima e malaguetas e pode muito bem ser considerado o mais nacional de todos os pratos.

Os tailandeses comem-na a qualquer hora do dia, aspecto curioso dado que as temperaturas na Tailândia são elevadas durante quase todo o ano.

O Phat Thai é feito com massa de ovo (noodle) tailandês frito com camarão, molho de tamarindo, rebentos de soja, cenouras, ovos e amendoim picado.

Yam Nuea Yang é uma salada de carne temperada e um dos pratos que aprendemos a confeccionar. Resulta num prato fresco, aromatizado e muito colorido e é feito com carne de vaca grelhada, legumes (aipo, pepino e cebola roxa) e um molho à base de sumo de limão, alho, malagueta e molho de peixe.

Kaeng Khiao Wan Kai, que é como quem diz Frango com Caril Verde, é um prato que provoca um mix de sensações e que nos transporta para a essência dos sabores da Tailândia. A sua confecção é feita com frango, pasta de caril verde, leite de coco, folha de lima, molho de peixe, malagueta, açúcar de palmeira, manjericão e beringela.

Sobremesas

Na Tailândia, as sobremesas não são tão doces como as portuguesas, apesar de muitas delas terem a influência de Portugal: não se admire se for a este país e encontrar fios e doces de ovos. O leite de coco é outro dos ingredientes muito utilizado nas sobremesas «thai», como por exemplo no Sakoo Piak Tou Dam, feijão preto e tapioca com leite de coco.

A fruta também ocupa um lugar de destaque no reino das sobremesas e, na Tailândia, a variedade é imensa. Mangas, ameixas, goiabas, laranjas, papaias, bananas, ananases, cocos, melões e toranjas, entre muitas outras, enchem qualquer mesa de cor e frescura.

Onde experimentar

LISBOA

Banthai
Rua Fradesso da Silveira, nº 2, traseira, Loja 9
Edifício de Escritórios do Empreedimento Alcântara-Rio, Lisboa
Telefone: 213 621 184; 96 101 05 60
Internet: www.restaurantebanthai.com

Sete Pecados / Siam Square
Avenida Luís Bívar, nº 7 A, 1050-141, Lisboa
Telefone: 213 160 529 ; 962 922 056
Site: www.restaurantesetepecados.com

Sukhothai
Rua da Atalaia, nº 77, Bairro Alto, Lisboa
Telefone: 213 43 21 59 ; 962 687 644
Internet: www.sukhothai.com.pt

PORTO

RealThai
Cais de Gaia, Loja 250, 4450- 161 Vila Nova de Gaia, Porto
Telefone: 223 717 086
Internet: www.realthai.net

ALGARVE

Lemon Grass
Travessa do Mar, nº 3, Lagos
Telefone: 282 767 802

Royal Orchid Thai
Beco Bernardino de Sousa, Albufeira
Telefone: 289 502 505

São Gabriel Thai Garden
Estrada Vale de Lobo - Quinta do Lago, Almancil
Telefone: 289 945 521; 91 6863379
Internet: www.sao-gabriel.com

Thai
Avenida da Marinha, Edf. Vila Lusa, Loja 3
Vilamoura
Telefone: 289 302 370
Internet: www.thai.pt

MADEIRA

Thai Lounge - Quinta Splendida
Estrada Ponta da Oliveira, nº 11, Caniço
Telefone: 291 930 400

Texto: Fabiana Bravo com Chayanit Prampate e Chutimonpon Tabtimkeaw (chefs)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.