É uma inflamação da mucosa bronquial acompanhada de tosse persistente, dificuldade respiratória e abundância de fleumas (mucosisades). Às vezes torna-se crónica e, se não for tratada a tempo, pode degenerar em pneumonia.

Geralmente, tem a sua origem numa simples constipação mas viver ou trabalhar em ambientes muito poluídos agrava o problema. Afecta sobretudo bebés, asmáticos, idosos e fumadores.

O que comer e beber?

  • Alimentos ricos em zinco e vitaminas A e C, para reforçar o sistema imunológico (mexilhões, sementes de abóbora e girassol, carne magra de vitela ou borrego, lacticínios, leguminosas, levedura de cerveja, fígado, pão e cereais integrais, peixe azul, citrinos...).
  • Também deve incluir cebola crua no almoço e jantar, já que alivia a inflamação das membranas e facilita a transpiração e a respiração.
  • Para além disso, «ingira alimentos ricos em ómega- 3 (azeite, salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta).


Um bom conselho

Deite umas gotas de essência de hissopo, eucalipto e sândalo num lenço e inspire intensamente de vez em quando. Ajudam a descongestionar e actuam como relaxantes musculares.

Veja também os cuidados alimentares que deve seguir em caso de:

Texto: Madalena Alçada Baptista com Magda Roma (nutricionista)