Bebidas de cereais com e sem café

Nutricionista Ana Leonor Perdigão enumera vantagens e aponta contraindicações

Produzidas à base de ingredientes naturais e muitas vezes sem açúcares adicionados, as bebidas de cereais com e sem café representam uma alternativa saborosa e nutritiva de ingerir este tipo de ingrediente.

Um estudo da Universidade de Austin, nos EUA, diz também que o leite com cereais pode ser tão eficaz quanto as bebidas energéticas na recuperação muscular após a prática de exercício físico.

Em entrevista à Prevenir, a nutricionista Ana Leonor Perdigão sublinha os benefícios nutritivos deste tipo de alimentos, refere os casos em que o seu consumo deve ser avaliado e ainda explica por que considera que as bebidas à base de soja e de outros cereais não são nocivas. «Não há evidências clínicas que suportem a recomendação de substituição do leite de vaca por alternativas vegetais», assegura a especialista.

O que diferencia as bebidas de cereais das restantes em termos nutritivos?

As bebidas de cereais são produzidas à base de cereais e podem ser preparadas com leite ou com água. No primeiro caso, são nutricionalmente mais ricas por associarem os benefícios dos cereais aos do leite e, por isso, são adequadas como parte integrante do pequeno-almoço ou de uma refeição intercalar, a meio da manhã ou da tarde.

As bebidas de cereais são uma alternativa segura ao leite ou não são recomendadas a pessoas intolerantes à lactose?

As bebidas de cereais são geralmente produzidas à base de cereais que, na sua constituição, não contêm lactose. Para serem consumidas, devem ser preparadas com leite ou com água. Pela sua versatilidade, são adequadas a pessoas intolerantes à lactose, desde que preparadas com leite sem lactose ou com água.

As bebidas de cereais fornecem as doses de cálcio do leite tradicional ou ficam aquém desses valores?

Os cereais não são fonte natural de cálcio. No caso das bebidas de cereais, o cálcio é-lhes conferido pela adição de leite e, por isso, o teor de cálcio de uma chávena de qualquer uma destas bebidas preparada com leite é exatamente o teor do leite.

Os bebés, as crianças, as grávidas, as lactantes e os idosos podem ingerir este tipo de bebidas ou existem condicionantes e limitações a ter em conta?

As bebidas de cereais sem café, como é o caso do Pensal, do Bolero e da Brasa da Nestlé, são produzidas à base de cereais tostados e, por isso, não contêm cafeína nem outros estimulantes presentes por exemplo no cacau, chocolate e outras bebidas. Não há qualquer contraindicação ao seu consumo. No caso das variedades com café da marca, o teor deste ingrediente é da ordem dos 20% (Mokambo e Tofina) a 40% (Ricoré). O seu consumo por pessoas com limitações de ingestão de café deve ser avaliado caso a caso.

Comentários