Batata-doce ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

Além de combater alergias, este tubérculo de sabor adocicado também reforça as defesas do organismo. Saiba mais sobre os princípios ativos, as propriedades e as vantagens nutricionais deste alimento.

A batata-doce é fonte de betacaroteno e de outros carotenoides que lhe dão a cor laranja do seu interior. Este tubérculo contém vitamina C, com ação antialérgica, estimulante e imunitária. É composto também por vitamina B, com ação sobre o sistema nervoso. Contém também triptofano, um percursor da serotonina que aumenta o bom humor. Tem também postássio, com uma ação drenora e hipotensora.

Além disso, a batata-doce é rica em vários minerais antioxidantes e polifenois como antocianinas roxas ou ácidos fenólicos com ação antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena. Um estudo realizado na Universidade de Medicina de Viena, na Aústria, em 27 diabéticos tipo 2 considera a batata-doce (4g/dia) um sensibilizador natural da insulina com propriedades antiaterogénicas.

Além de impedir a formação de placas de ateroma nos vasos sanguíneos, na origem da aterosclerose, a batata-doce. Um outro estudo, divulgado pelo Journal of the American Medical Association (JAMA), afirma ainda que a ingestão regular deste alimento ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Os investigadores chegaram a essa conclusão depois de observar um grupo de 14.598 voluntários.

Principais propriedades da batata-doce

Estas são as mais referenciadas pelos especialistas:

- Redução da glicemina na diabetes tipo 2. É um sensibilizador da insulina diminuindo a resistência à insulina e melhorando a entrada da glicose nas células.

- Prevenção de carências alimentares em crianças.

- Proteção gastrointestinal. Tratamento do síndrome do cólom irritável ou colite ulcerosa.

- Ação antioxidante.

- Desintoxicante de metais pesados como mercúrio, cádmio ou arsénico.

- Estimulante do sistema imunitário com uma ação quimiopreventiva.

Utilização

A batata-doce pode ser utilizada às refeições. As suas folhas também podem ser consumidas. Esta é utilizada como um dos principais alimentos para evitar as carências de vitamina A em crianças de muitos países africanos e na Índia.

Remédio caseiro

Experimente uma refeição de folhas de batata-doce. Coloque a refogar em azeite dois dentes de alho, meio pimento vermelho cortado e 200g de seitan demolhado em molho de soja. Após começar a alourar, junte as  folhas de batata-doce picadas e algumas folhas de funcho. Cozinhe durante dois a três minutos e sirva.

Revisão: João Beles (naturopata e professor no Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa)

artigo do parceiro:

Comentários