Ansiedade

Sente-se ansioso? Conheça os alimentos que podem ajudá-lo a controlar este estado emocional

Apesar de ser uma alteração psicológica, manifesta-se com sintomas físicos como suores, palpitações, tremor nas mãos, dificuldades respiratórias, enjoos, diarreia e fadiga.

É causada pela insegurança e angústia provocadas por um estado prolongado de temor, preocupação, nervosismo ou stress, e que não é convenientemente «canalizado»...


O que comer e beber?


  • Alimentos ricos em vitaminas B, para melhorar o estado geral do sistema nervoso (arroz, pão, cereais integrais, ovos, nozes...).


  • Alimentos ricos em vitamina C, já que tanto a ansiedade como o stress esgotam rapidamente as reservas desta vitamina (citrinos, verduras...).


  • Alimentos ricos em magnésio (gérmen de trigo, frutos secos, sementes de girassol, acelga, molho de soja...).


  • Alimentos ricos em fósforo, que regula os nervos (lecitina de soja, lacticínios e bananas).


  • Alimentos ricos em triptofano. Magda Roma, nutricionista, sugere ainda a ingestão dos alimentos ricos em triptofano, substância que promove a sensação de bem-estar (leite, iogurte, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilhas, abacate e soja)».

    É aconselhável, por isso, beber um copo de leite morno antes de dormir porque contém triptofano, que ajuda a relaxar. «E também deve ingerir alimentos ricos em triptofano de manhã, por exemplo, ao pequeno-almoço, para acalmar a sua ansiedade natural», acrescenta a nutricionista.


  • As infusões de valeriana, pulsatilla e betónica, que têm propriedades sedativas e calmantes, também são benéficas.


  • Alimentos ricos em vitamina C. A ansiedade, tal como o stress, esgota rapidamente as reservas de vitamina C, pelo que convém repô-la ingerindo mais citrinos, kiwis, morangos, manga...

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