Apesar de ser uma alteração psicológica, manifesta-se com sintomas físicos como suores, palpitações, tremor nas mãos, dificuldades respiratórias, enjoos, diarreia e fadiga.

É causada pela insegurança e angústia provocadas por um estado prolongado de temor, preocupação, nervosismo ou stress, e que não é convenientemente «canalizado»...

O que comer e beber?

  • Alimentos ricos em vitaminas B, para melhorar o estado geral do sistema nervoso (arroz, pão, cereais integrais, ovos, nozes...).
  • Alimentos ricos em vitamina C, já que tanto a ansiedade como o stress esgotam rapidamente as reservas desta vitamina (citrinos, verduras...).
  • Alimentos ricos em magnésio (gérmen de trigo, frutos secos, sementes de girassol, acelga, molho de soja...).
  • Alimentos ricos em fósforo, que regula os nervos (lecitina de soja, lacticínios e bananas).
  • Alimentos ricos em triptofano. Magda Roma, nutricionista, sugere ainda a ingestão dos alimentos ricos em triptofano, substância que promove a sensação de bem-estar (leite, iogurte, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilhas, abacate e soja)».

    É aconselhável, por isso, beber um copo de leite morno antes de dormir porque contém triptofano, que ajuda a relaxar. «E também deve ingerir alimentos ricos em triptofano de manhã, por exemplo, ao pequeno-almoço, para acalmar a sua ansiedade natural», acrescenta a nutricionista.

  • As infusões de valeriana, pulsatilla e betónica, que têm propriedades sedativas e calmantes, também são benéficas.
  • Alimentos ricos em vitamina C. A ansiedade, tal como o stress, esgota rapidamente as reservas de vitamina C, pelo que convém repô-la ingerindo mais citrinos, kiwis, morangos, manga...

O que reduzir ou evitar?

Evite o café, o chá e os refrescos tipo «cola» com cafeína. Modere a ingestão de chocolate e não fume nem beba álcool.

Um bom conselho

Os exercícios de respiração são benéficos, tal como as rotações de pescoço. «Quando se sentir ansiosa, inspire profundamente, iniciando o enchimento de ar do abdómen até aos pulmões e, de seguida, expire lentamente pelo nariz. Faça 5 a 10 respirações», aconselha Magda Roma.

Veja também os cuidados alimentares que deve seguir em caso de:

Texto: Madalena Alçada Baptista com Magda Roma (nutricionista)