Aipo

Um vegetal com um travo característico que ajuda a perder peso

Se está a tentar perder peso, saiba que o aipo é o seu maior aliado numa dieta. Com uma textura crocante e delicada e um sabor ligeiramente salgado, tem pouquíssimas calorias. 100 g contêm apenas sete calorias, um valor praticamente irrisório.

É também muito rico em água e, por isso, um excelente diurético, que ajuda a reduzir o inchaço e a desintoxicar o corpo, purificando-o.

Este vegetal contém cumarinas, compostos que protegem as células dos radicais livres e aumentam a atividade dos glóbulos brancos que combatem as infeções.

Como escolher e conservar

- Verifique se as folhas se apresentam verdes, brilhantes e sem manchas amarelas ou castanhas, separando os talos.

- Em casa, armazene o aipo num saco de plástico, no frigorífico. Nestas condições, permanece fresco durante quatro dias, embora perca algumas propriedades nutricionais.

- Evite congela-lo, a não ser que o utilize imediatamente num prato cozinhado. A congelação do aipo fará com que murche.

4 ideias para comer aipo

Em salada com lulas salteadas
Prepare uma salada de lulas (salteadas em azeite, salsa e alho) com aipo, nabo e cenoura (cozidos al dente) e junte toranja. Tempere com azeite, sumo de limão e flor de sal.

Em creme com cenoura
Junte ao seu habitual creme de cenoura algumas rodelas finas de aipo (três hastes). Vai gostar da combinação!

Como prato principal com frango assado
Num tabuleiro, disponha, à volta do frango, pedaços de aipo, cenoura, cebola e dentes de alho esborrachados. Tempere com sal e pimenta e leve ao forno.

Em sumo com cenoura e limão
Triture alternadamente aipo, cenoura e limão num liquidificador e mexa tudo. Um sumo ótimo para combater as infeções do inverno.

Texto: Sofia Cardoso

artigo do parceiro:

Comentários