A poção mágica que todas as mulheres procuram foi agora desvendada. Trata-se da água! Cientistas norte-americanos conseguiram provar que beber dois copos de água (o equivalente a 2 dl) antes de cada refeição ajuda a perder peso. Segundo um estudo da American Chemical Society, beber esta quantidade de água antes das três refeições principais ajuda a consumir cerca de menos 90 calorias em cada refeição.

O elixir, que permitiu a alguns dos participantes no estudo perder até 2,5 kg em cerca de 12 semanas, está disponível para todos a custo zero. Mas as boas notícias não se ficam por aqui.

A missão

Para além de ajudar a emagrecer, «a água cumpre uma série de funções vitais ao organismo. Realiza o transporte de nutrientes, ajuda a remover toxinas, regula a temperatura, contribui para o bom funcionamento do cérebro, coração e outros músculos, e desempenha um papel essencial ao nível do trato digestivo, ajudando a digerir os alimentos», diz Alexandra Bento.

A água desempenha um papel central em diferentes situações do dia-adia, algumas delas quase impercetíveis. «Sem água não existiriam comunicações hormonais entre as células», explica ainda a especialista.

Qual a dose certa?

Dada a sua relevância na composição do organismo, a água deve ser consumida com regularidade e em doses generosas ao longo do dia. Como explica Alexandra Bento, «o corpo não tem capacidade para armazenar água, consequentemente, a quantidade perdida a cada 24 horas deve ser reposta, para conseguirmos manter a saúde e a eficiência corporal».

As indicações da nutricionista apontam para a ingestão de 1 ml/Kcal para adultos e de 1,5 ml/Kcal para crianças pequenas. «A dose diária recomendada
de água, proveniente de todas as fontes incluindo alimentos, é de cerca de 3,7 litros para os homens e 2,7 litros para as mulheres, dependendo do tamanho corporal», exemplifica. Um valor que equivalerá a beber entre um litro e meio a dois litros por dia.

Uma bebida light

A percentagem de água presente no organismo está associada à quantidade de massa muscular e tecido adiposo de cada pessoa, mas não é ela que faz «pesar» a balança. «A água não tem energia por isso não engorda», afirma Alexandra Bento, em resposta a alguns mitos que referem que esta engorda quando tomada durante as refeições.

«A água é um componente essencial do organismo, indispensável em qualquer dieta. Assim, durante um tratamento de emagrecimento deve inclusivé ser aumentado o seu consumo, dentro e fora das refeições», realça ainda esta especialista.

Os principais benefícios da água

Estas são algumas das razões por que a deve mesmo beber:

- Hidrata o corpo, contribuindo para que a pele se mantenha lisa e suave
- Favorece o trânsito intestinal
- Fortalece as defesas naturais
- Ajuda a prevenir a formação de pedra nos rins
- Contribui para a redução do risco de infeções urinárias
- Melhora a capacidade de concentração e raciocínio

Texto: Raquel Pires com Alexandra Bento (nutricionista)