5 aliados da nutrição feminina

Nutrientes que devem integrar regularmente a alimentação de qualquer mulher

Não é só na maneira de pensar e de se organizar que as mulheres diferem dos homens.

O organismo feminino tem especificidades e necessidades muito próprias que obrigam a cuidados acrescidos.

No que se refere à alimentação, estes são alguns dos principais nutrientes, vitaminas e minerais que não podem faltar no seu dia a dia:

Ferro

É usado na produção de glóbulos vermelhos, que transportam oxigénio no organismo. A menstruação favorece o esgotamento das suas reservas. Aposte em leguminosas, frutos secos, cereais integrais e vegetais de folha verde para aumentar as quantidades de ferro que ingere.

Vitamina C

É importante para a estruturação e para o funcionamento normal dos tecidos e favorece os processos de cura e a absorção do ferro de fontes vegetais. Encontra-a na fruta fresca, sobretudo nos citrinos e no quivi, mas também no tomate e na batata.

Vitamina D

Necessária à absorção do cálcio e do fósforo, promove a saúde dos ossos e a função muscular e imunitária. Está presente nos ovos e nos peixes gordos. Deve complementar a sua ingestão com exposição solar direta. Cinco minutos por dia são suficientes.

Cálcio

É essencial para a formação e para a manutenção de ossos e dentes fortes, para o funcionamento de nervos e músculos e para a coagulação sanguínea. Aposte no leite, no queijo e nos iogurtes, mas também nos brócolos, na soja e nos seus derivados, para aumentar as reservas de cálcio no organismo.

Ácido fólico

Indispensável ao desenvolvimento do sistema nervoso e à formação de glóbulos vermelhos saudáveis, também integra a lista de nutrientes indispensáveis. O arroz integral, as
couves-de-bruxelas, os espargos, os espinafres e os cereais de pequeno-almoço fortificados são uma boa fonte de ácido fólico.

Texto: Rita Miguel

artigo do parceiro:

Comentários