10 regras para ingerir gelados de forma saudável

Doces e frescos, são irresistíveis. Há mesmo quem os consuma durante o ano inteiro e não apenas nos meses de maior calor. Veja o que deve fazer para reduzir o número de calorias que ingere

Os chineses e os arábes inventaram as primeiras sobremesas geladas há mais de 2.000 anos. Apesar de não serem dos doces e das confeções doces mais calóricas, os gelados contém gordura e açúcar em quantidades que exigem alguma moderação no consumo. Uma porção de 100 g contém, em média, cerca de 180 calorias. Estas são algumas das principais regras que deve ter em linha de conta quando ingerir este alimento para não prejudicar a sua saúde nem a sua dieta:

- Procure ingerir os gelados no final das refeições, preferencialmente depois do almoço, para queimar as calorias antes do fim do dia.

- Escolha porções que não ultrapassem um gelado tipo snack ou uma bola para não ingerir calorias excessivas.

- Prefira os gelados de leite ou fruta com mais regularidade. Os que levam chocolate, caramelo e/ou pedaços de bolacha são de evitar.

- Opte pelos formatos mini se não consegue resistir aos gelados diariamente.

- Se sofre de diabetes, lembre-se que existem gelados que não têm açúcar, pelo que constituem uma opção mais saudável.

- Verifique os rótulos para procurar gelados com 0% de gordura se tem excesso de peso e/ou se se preocupa com o que ingere.

- Se sofre de intolerância à lactose, procure os chamados sorbets, que em vez de leite levam água. Os gelados de leite de soja são outra das possibilidades que deve considerar.

- Saboreie sempre com calma, deixando derreter antes de engolir.

- Aprenda a comer. É mais difícil seguir regimes monótonos por isso aprenda a fazer uma alimentação saudável com os gelados que gosta.

- Seja ativo e proativo e faça desporto para queimar as calorias ingeridas com o gelado.

Veja também as melhores opções de gelados que deve fazer para não prejudicar a sua saúde nem enfurecer a sua balança.

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