Valormed promove iniciativa para educar as crianças para a separação de resíduos médicos

Durante quatro meses, escolas básicas de Portugal Continental concorrem na Grande Corrida de Sacos
16 de dezembro de 2013 - 11h55



A iniciativa é da Valormed, sociedade gestora de resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso, e tem como objetivo principal educar para o futuro ao incutir nas crianças a necessidade e o hábito da separação de resíduos.



Entre 2 de dezembro de 2013 e 4 de abril de 2014, todas as escolas públicas e privadas portuguesas, situadas em Portugal Continental e que lecionem o primeiro ciclo do ensino básico, podem participar da Grande Corrida de Sacos Valormed.



Mediante inscrição, as primeiras 300 escolas com a participação validada pela organização do projeto, irão lutar por um dos cinco lugares vencedores, cujo prémio se traduz na construção de um parque infantil nas instalações da escola. A meta? Promover a recolha a nível doméstico do maior número de embalagens vazias e medicamentos fora de uso e entregar na farmácia.



Alerta verde



O principal objetivo da Grande Corrida de Sacos, ação de sensibilização ambiental da Valormed, é claro: alertar as crianças, para a necessidade e importância da entrega de resíduos farmacêuticos nas farmácias (para que seja feita a sua separação, classificação e, depois, a reciclagem e valorização dos materiais recolhidos) e para que estas, por sua vez, transmitam estes conhecimentos aos seus familiares e amigos.



Ao envolver a comunidade escolar nesta ação, pretende-se ainda que todos contribuam, nomeadamente, professores e funcionários das escolas participantes. Esta ação pretende chegar a toda a sociedade, mas sobretudo junto dos mais novos, educando-os para o futuro.



Deste modo, pretende evitar-se a deposição destes resíduos no lixo doméstico ou o vazamento dos restos de medicamentos nos esgotos, com consequente contaminação dos solos e águas. Atribuindo uma componente competitiva e um prémio apetecível, a organização da ação aposta na sensibilização dos mais pequenos, fornecendo material didático com informação sobre a temática a todas as escolas participantes.

Comentários