O caso foi divulgado ontem no British Medical Journal por quatro médicos portugueses dos Serviços de de Gastroenterologia do Hospital Egas Moniz e do Hospital da Luz, ambos na capital portuguesa.

Sushi contaminado pode provocar infeção parasitária
Sushi contaminado pode provocar infeção parasitária Imagem do estudo "Anisakiasis: a growing cause of abdominal pain!", publicado no BMJ Case Reports créditos: BMJ Case Reports

Um homem de 32 anos internado em Lisboa tinha um parasita alojado na parede do estômago por ter comido sushi contaminado com o parasita anisakis, uma larva que pode atingir os cinco centímetros de comprimento e os 2 milímetros de diâmetro.

De acordo com a investigação, a larva foi removida e "os sintomas desapareceram imediatamente".

No estudo lê-se que ingerir aquele prato japonês à base de peixe cru pode provocar uma infeção causada por este parasita que se aloja na parede do estômago.

O relatório descreve ainda que a infeção por anisakis pode causar sintomas como angiodema (inchaço na zona da boca), urticária ou choque anafilático.

Já os sintomas gastrointestinais incluem dores abdominais, náuseas, vómitos e outras complicações, como sangramento digestivo, obstrução intestinal, perfuração, peritonite, e febre de baixo grau.

Casos no Japão

O artigo, escrito pelos médicos Joana Carmo, Susana Marques, Miguel Bispo e David Serra, explica que a maioria dos casos desta infeção foi descrita no Japão por causa dos hábitos alimentares do país.

No entanto o estudo alerta que este tipo de casos tem vindo a aumentar no Ocidente.