O IPMA prevê para esta quinta-feira tempo frio com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Sul, em especial no interior.

Existe ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no interior da região Sul que poderão ser de neve até ao início da manhã.

De acordo com os meteorologistas Cristina Simões e Ricardo Tavares, o vento em geral será fraco a moderado (10 a 25 km/h) predominando de nordeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas.

Existe ainda o risco de formação de geada, em especial nas regiões do interior.

Leia mais20 dúvidas sobre a gripe que precisa de esclarecer

Veja ainda: 15 alimentos para não ficar de cama

Está ainda prevista uma pequena descida da temperatura mínima e uma pequena subida da temperatura máxima na região Sul. Na Grande Lisboa e no Grande Porto, o tempo será frio e com céu pouco nublado ou limpo. Vento em geral será fraco (inferior a 20 km/h) de nordeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 02 e 11 graus Celsius, no Porto entre 0 e 11, em Vila Real entre -4 e 6, em Viseu entre -4 e 8, em Bragança entre -8 e 3, na Guarda entre -6 e 2, em Coimbra entre 0 e 9, em Castelo Branco entre -1 e 9, em Santarém entre -1 e 13, em Évora entre -1 e 11, em Beja entre -1 e 11, em Faro entre 02 e 13, em Ponta Delgada entre 13 e 19, na Horta entre 12 e 16, em Santa Cruz das Flores entre 14 e 19 e no Funchal entre 13 e 19.

Alerta amarelo

Todos os distritos de Portugal continental continuam sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, por causa do tempo frio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o Instituto, os 18 distritos de Portugal continental estão sob ‘Aviso Amarelo’ desde as 09h15 de hoje e até às 11h00 de sábado devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.

Segundo o Instituto, na origem da descida das temperaturas em Portugal continental está uma massa de ar continental mais fria e seca.