A campanha, extensiva também a mulheres em período fértil, prevê a aplicação de vacinas de suplementação de vitaminas A e de desparasitação nas crianças dos 0 aos 5 anos, de acordo com a informação avançada pela ministra moçambicana.

Além de beneficiarem da orientação sobre métodos de planeamento familiar e palestras de aconselhamento para prevenção de doenças contagiosas como a sida e a tuberculose, as mulheres em idade fértil serão vacinadas contra o tétano, numa campanha que termina na sexta-feira.

"Vamos aproveitar a semana para explicar a população sobre os cuidados necessários para a prevenção de doenças", afirmou a ministra da Saúde moçambicana.

A ministra moçambicana disse que as zonas mais recônditas, onde vive a maior parte da população, são as mais afetadas por um deficiente sistema de Saúde.

"Estamos a conjugar esforços no sentido de um acompanhamento da extensão da rede sanitária como componente de formação de pessoal qualificado para melhor prestação de assistência médica", sublinhou Nazira Abdula.

A inauguração oficial da semana de Saúde foi feita na segunda-feira na localidade de Guma, distrito de Massinga, na província de Inhambane, sul do país.