Quase mil ninhos de vespa asiática destruídos em Viana do Castelo

Os bombeiros da região sinalizaram mais de mil ninhos em apenas três anos.
créditos: PixaBay

Viana do Castelo sinalizou 1.098 ninhos de vespa asiática desde 2012, dos quais 955 já foram destruídos, disse hoje à Lusa o comandante dos Bombeiros Municipais.

António Cruz revelou ainda que a sua corporação recebe uma média de quatro pedidos diários para confirmação de ninhos.

"Até hoje, dos 1.098 sinalizados, já destruímos 955. Os 145 ninhos restantes, uns foram queimados por populares, outros encontravam-se a mais de 30 metros de altura, inacessíveis aos meios de que dispomos para os destruir, ou então desapareceram porque uma colónia desta espécie só resiste um ano", explicou.

O responsável adiantou que, "só no final do ano será possível perceber se a praga aumentou no concelho, em relação ao ano passado", sublinhando que, "em média, por dia, a corporação recebe cerca de quatro pedidos de confirmação de novos ninhos" daquela espécie.

Alerta por chamada telefónica

"A maioria dos alertas é feita através de chamada telefónica para os bombeiros. Apenas um a dois pedidos chegam através da plataforma ‘SOS Vespa’. Estes pedidos são reportados, sobretudo, pela GNR, Juntas de Freguesia e apicultores", explicou.

António Cruz adiantou que, nesta altura do ano, "as colónias estão em fase de crescimento, e por esse motivo, as pessoas conseguem detetá-los com mais facilidade".

Comentários