O projeto "Saúde a Sorrir", em vigor desde 2005, contou até à data com o trabalho e dedicação de mais de 80 voluntários que se deslocam ao terreno para promover a saúde e a saúde oral como um direito universal.

Ao longo dos anos o projeto registou um crescimento progressivo, tendo já beneficiado 45.000 pessoas. Foram realizados mais de 7.700 tratamentos dentários e doadas 22.166 pastas e escovas de dentes, um bem a que a população não tem acesso neste país.

Mariana Dolores, diretora do departamento internacional e vice-presidente da Organização explica que "a Mundo a Sorrir tem mantido uma atuação contínua ao longo dos últimos 11 anos e isto reflete-se tanto nos resultados como no impacto que o nosso trabalho representa para a melhoria da qualidade de vida da população local. A nossa atuação desenvolve-se em três vertentes: na educação para a saúde, na capacitação dos técnicos de saúde locais e na assistência médica".

E acrescenta: "Apoiamos também a população do Arquipélago dos Bijagós, sendo, uma das poucas ONG a atuar no terreno nesta zona do país".

Em 11 anos de trabalho, a atividade da "Mundo a Sorrir" na Guiné Bissau, que inicialmente se focava essencialmente na promoção da saúde oral centra-se neste momento na saúde pública e nas várias áreas que esta engloba. É realizado um trabalho em estreita colaboração com as entidades públicas e sociais locais, de modo a que haja um trabalho de cooperação e ajuda ao desenvolvimento integral e nunca uma duplicação de atuações.

A ONG "Mundo a Sorrir" está presente em todo o território nacional, assim como em países lusófonos com necessidades de cuidados de saúde, atuando em áreas como a Educação para a saúde, a Assistência Médica, a Reinserção Social e Laboral e a Cooperação e Ajuda ao Desenvolvimento. Entre os grupos de intervenção estão crianças e jovens, pessoas em situação de carência social e idosos.

A “Mundo a Sorrir” foi fundada por Miguel Pavão, em 2005, após uma experiência de voluntariado em Cabo Verde, e conta já com mais de 80 parceiros em todo o mundo.