Há 350 mil super-obesos em Portugal. Doentes queixam-se de serem privados do acesso à saúde

Apesar da incidência da obesidade estar a aumentar em Portugal, as medidas implementadas para controlar a doença continuam a ser insuficientes, lamenta a ADEXO, a Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos.
créditos: AFP

"Apesar de já ser uma doença reconhecida, continua a ser descurada", lamenta Carlos Oliveira, Presidente da Adexo. "As medidas implementadas continuam a ser insuficientes para melhorar o acesso à qualidade de vida dos doentes obesos em Portugal", acrescenta.

Em Portugal, o número de pessoas com excesso de peso chega aos três milhões de pessoas, das quais 1,5 milhões são obesas e 350.000 são super-obesas, o que faz de Portugal um dos países com maior taxa de obesidade na União Europeia.

"A verdade é que os doentes obesos são privados do acesso à saúde e ao seu devido tratamento por falta de condições básicas. Estas falhas necessitam de ser colmatadas. Enquanto associação de doentes representante da área queremos criar melhores condições para que os doentes com obesidade estejam mais acompanhados", refere o presidente da Adexo em comunicado.

Leia tambémEstes 15 alimentos ativam o seu gene magro

Veja ainda25 truques inimagináveis para perder peso

A associação tem vindo a reunir com as entidades políticas e sociedade civil para falar sobre o impacto que a obesidade tem na sociedade e se conseguirem criar sinergias mais propícias a para a resolução do problema.

O presidente da Adexo indica que têm vindo "a apresentar propostas para melhorar aquelas que consideramos serem as principais problemáticas dos doentes obesos. Queremos melhorar a qualidade de vida das pessoas com obesidade e a melhorar o contexto português do diagnóstico e tratamento da obesidade, possibilitando um aumento das opções de tratamento".

Dificuldades em conseguir empréstimos ou seguros de saúde

O acesso destes doentes e fidelização aos seguros de saúde bem como ao seguro para empréstimo de compra de habitação própria mas também questões relacionadas com o diagnóstico e tratamento da obesidade são alguns dos cavalos de batalha da Adexo.

Comentários