E se pudesse limpar os espaços que existem entre os dentes de uma só vez em vez de usar o fio dental em várias passagens? Esta é a ideia por detrás do 3D-Flosser, um novo dispositivo bucal personalizado desenvolvido pela empresa norte-americana Blizzident. Antes de o encomendar, é preciso ir ao dentista pedir um molde da boca ou uma radiografia da dentição em três dimensões, que é depois enviada para a companhia.

A informação recebida é, depois, tratada e a estrutura originalmente desenvolvida pelos seus especialistas é moldada e adaptada à estrutura bocal do futuro utilizador. Além de facilitar este gesto diário de higiene oral, o novo dispositivo, que custa 199 dólares, cerca de 172 euros, tem ainda a vantagem de permitir a limpeza em zonas da boca que as escovas de dentes tradicionais não conseguem alcançar.

O processo de produção demora, em média, quatro semanas e, depois de recebido, o 3D-Flosser permite cerca de 500 utilizações. Após essas, os carretéis têm de ser substituídos. «Não podemos garantir que [o dispositivo] não se parta, [uma vez que] é de plástico, mas a nossa intenção [ao produzi-lo é que tenha uma utilização] infinita e repará-lo-emos se ocorrer uma quebra», garantem os fabricantes.

Texto: Luis Batista Gonçalves