DreamWear é o nome da nova máscara nasal lançada pela Philips Respironics que melhora a vida de quem sofre de apneia do sono. Um dispositivo nasal de mínimo contacto com um design inovador que possibilita uma maior liberdade de movimentos durante a utilização. «A máscara minimalista é composta por um arnês suave e macio e por uma estrutura flexível macia que se diferencia pela conexão de topo, permitindo ao paciente mover-se livremente», informa a marca em comunicado.

Ao contrário das tradicionais, que cobrem o nariz e a boca, marcando a testa e causando manchas vermelhas e irritação na zona bocal, a DreamWear tapa apenas o nariz, facilitando os movimentos noturnos. Ligada à DreamStation, um equipamento 20% mais pequeno e 30% mais leve do que a maioria dos existentes no mercado, a máscara capta os movimentos respiratórios do utilizador que os monitoriza, remotamente, através de uma aplicação móvel.

A app DreamMapper permite guardar um registo da evolução da qualidade do sono ao longo da utilização, enviando simultâneamente os dados obtidos para o médico que acompanha o doente através de uma ligação Wi-Fi e 3G. A almofada nasal da nova oferta da área de negócios de saúde da Royal Philips, apresentada hoje em Lisboa, «oferece total segurança ao paciente graças às suas linhas estreitas e ao revestimento em tecido», assegura a companhia.

Texto: Luis Batista Gonçalves