Iniciativa "The walking dead" conquistou 116 novos dadores de sangue

Iniciativa do Instituto do Sangue conseguiu reunir 181 dádivas

14 de fevereiro de 2014 - 13h31

A iniciativa “The Walking Dead”, promovida pelo Instituto do Sangue e que visa atribuir produtos daquela série televisiva em troca de sangue, conquistou 116 novos dadores em apenas sete dias, disse hoje à Lusa fonte da instituição.

A campanha, que está a decorrer desde o dia 07 de feveiro e está programada até ao próximo domingo, resulta de uma parceria entre o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) e o canal Fox, que transmite a série sobre mortos-vivos.

“Está a correr bastante bem. Até ao momento temos 116 pessoas que nunca tinham entrado numa campanha de dádiva de sangue. Tivemos 235 inscritos, dos quais resultaram 181 unidades colhidas, depois de passarem pelo habitual processo de avaliação”, disse à Lusa Gracinda de Sousa, do conselho diretivo do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), admitindo que até domingo este número possa crescer.

A campanha foi concebida pela Fox aquando do lançamento da quarta temporada da série norte-americana "The Walking Dead" e pretende levar o público-alvo da sequela dos mortos-vivos a tornar-se dador, possibilitando a troca do seu sangue por produtos da série.

“Trata-se de uma campanha virada para uma população jovem, desenhada por um canal de televisão para chegar a um público que é fã da série”, explicou a mesma responsável, adiantando tratar-se da segunda vez que o IPST e a Fox se juntam, depois de em 2012 terem feito campanha semelhante em torno da série norte-americana.

Dois anos depois, a Fox voltou a contatar os responsáveis do IPST, de acordo com Gracinda de Sousa, e estes resolveram aceitar a colaboração, depois de em 2012 terem conseguido, em cinco dias, a inscrição de 123 pessoas, das quais 81 novos dadores, com 79 unidades de sangue recolhidas.

“Ao contrário da outra campanha, esta ficou centrada em Lisboa, no centro comercial Dolce Vita Tejo [na Blood Store], e está a decorrer bastante bem. Pensamos que é necessário alertar os jovens para a dádiva de sangue e esta campanha insere-se precisamente nesse espírito”, explicou.

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