Governo da Madeira coloca relatório final sobre novo hospital em discussão pública

O Governo Regional da Madeira vai colocar em consulta pública, na terça-feira, o relatório final para avaliação da construção de um novo hospital no Funchal, informou o secretário da Saúde do arquipélago, João Faria Nunes.
créditos: LUSA

A construção de uma nova unidade hospitalar foi assumida pelo novo executivo madeirense, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, como um dos compromissos do seu programa, tendo para o efeito sido constituído um grupo de trabalho para efetuar uma avaliação técnica da necessidade de um novo hospital para a Região Autónoma da Madeira.

A 30 de julho deste ano, este grupo entregou ao chefe do executivo o relatório final, apontando que a construção de um novo hospital era a “melhor solução”, em vez de apostar na reformulação da atual unidade.

Este projeto também foi considerado pelo anterior líder regional, Alberto João Jardim, como uma prioridade, tendo sido desencadeado o processo visando a sua construção com a elaboração de estudos e expropriações na zona oeste do Funchal.

Contudo, as dificuldades financeiras que levaram a Madeira a ter de assinar um programa de ajustamento com o Governo nacional, obrigaram a abandonar o projeto, tendo o executivo insular optado por efetuar obras no atual complexo situado na Cruz de Carvalho.

O sucessor de Alberto João Jardim voltou a apostar nesta prioridade e conseguiu que fosse incluído no programa eleitoral da coligação PSD/CDS-PP para as legislativas, “a construção ou ampliação de hospitais, nomeadamente os do Funchal”.

Comentários