A cirurgia, que começou na quinta-feira (13/10), terminou esta manhã, com os médicos a reconstruírem com sucesso o crânio de cada uma das crianças.

A cirurgia foi levada a cabo pelo médico cirurgião James Goodrich, considerado um dos maiores especialistas norte-americanos em Craniopagus parasiticus, um tipo de xifopagia que se caracteriza pela formação de dois crânios em união.

A cirurgia rara durou 16,5 horas, escreve a CNN. É a sétima cirurgia do género realizada por este médico, uma sumidade internacional na área. Ao todo, existe registo de apenas 59 cirurgias do tipo realizadas em todo o mundo desde 1952.

Apesar do risco elevado de morte ou sequela irreversível, os pais das crianças, Nicole e Christian McDonald, optaram pela realização do procedimento.

Na sua página de Facebook, Nicole escreveu esta manhã:

"DOIS BEBÉS SEPARADOS... E ainda me dói a incerteza do futuro. Não chorei até que os cirurgiões saíram da sala. Eu mal conseguia pronunciar as palavras 'obrigado' por causa do aperto que sinto no meu estômago. Estamos perante um vasto desconhecido. Os próximos meses serão críticos em termos de recuperação e não saberemos ao certo como Anias e Jadon vão recuperar nas próximas semana".