Com previsões de temperaturas máximas de 31 a 43 graus para esta segunda e terça-feira, a autoridade de saúde recorda ainda que também as noites se preveem tropicais, com temperaturas mínimas superiores a 20 graus.

Assim, a DGS recomenda à população, sobretudo idosos, crianças e doentes crónicos, que se proteja do calor e que esteja atenta às previsões da meteorologia.

Beber água, mesmo quando não se sente sede, usar roupas leves e largas, evitar mudanças bruscas de temperatura e tentar que a habitação não aqueça demasiado estão entre as advertências da DGS.

Recomenda ainda que seja evitada a exposição solar entre as 11h00 e as 17h00 e a permanência num ambiente fresco ou com ar condicionado por duas a três horas por dia. Pensando sobretudo nos mais idosos, a DGS apela ainda a que se mantenham os contactos com os familiares e amigos dos que vivem mais isolados.

Saiba mais: O que é um golpe de calor? Posso ser atingido?

Leia também: 10 alimentos que o protegem do sol

Veja isto10 cuidados para evitar os efeitos do calor na saúde

Em relação às temperaturas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para esta segunda-feira como cidade mais quente Santarém, com máximas de 43 Graus Celsius, 42 em Beja e Évora, 40 em Portalegre e Castelo Branco, 39 em Lisboa, 38 em Viseu, 37 em Vila Real e Faro, 36 em Bragança, Braga e Coimbra, 35 em Guarda e Sagres, 28 no Porto e 27 em Viana do Castelo. Angra do Heroísmo e Funchal chegam aos 25 e 23 em Santa Cruz das Flores.

As regiões de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja apresentam risco muito elevado de exposição aos raios ultravioleta. Já as regiões de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal e Faro apresentam risco elevado.

Também a ilha de São Miguel e a Terceira nos Açores apresentam risco elevado, enquanto a ilha da Madeira apresenta risco muito elevado.