Dentistas do Bem chegam ao Interior Norte para tratar crianças e jovens carenciados

Dentistas do Bem em Portugal soma cerca de 480 médicos voluntários, que atendem mais de 1300 jovens
13 de janeiro de 2014 - 14h27



A rede Dentistas do Bem chegou ao Interior Norte de Portugal, sendo a vila de Mogadouro a primeira localidade desta região a acolher o serviço prestados por médicos dentistas voluntários que vão realizar consultas dentárias a criança e jovens carenciados.



"É importante chegar ao interior do país. Ainda não tínhamos conseguido ativar o projeto no Interior Norte e assim Mogadouro é primeira localidade desta região a acolher a nossa iniciativa", disse à Lusa Carla Graça, representante da Turma do Bem.



A Turma do Bem é uma Organização Não Governamental (ONG), cujo principal projeto é o Dentista do Bem, quer começar o ano de 2014 a espalhar sorrisos de norte a sul de Portugal, e "escolheu" Mogadouro para ajudar a descentralizar o projeto que até agora ainda não tinha chegados aos distritos de Bragança, Vila Real ou Guarda.



Em Mogadouro, foram seleccionados 20 jovens do agrupamento de escolas local, dos quais os que mais necessitam de tratamento serão "adotados" dos 11 até aos 18 anos por um Dentista do Bem que acompanhará e fará todo o tratamento necessário. "A ideia do projeto passa por tratar crianças e jovens que noutras situações não tinham possibilidades de fazer este tipo de consulta e acompanhamento dentário", acrescentou a responsável.



Para Irene Louçano, presidente do Agrupamento de Escola de Mogadouro, esta iniciativa "é de louvar", já que se nota que há "necessidades "que têm se ser colmatadas.Agora, a responsável gostaria de ver a medida" mais alargada" e que pudesse servir a mais alunos, já que de momento só foram seleccionados 20 adolescentes.



Os tratamentos são feitos gratuitamente nos consultórios dos cerca de 480 médicos dentistas que aderiram à iniciativa: os Dentistas do Bem. Já Maurício Colpas Trigo, o coordenador local dos Dentistas do Bem, refere que para além de ser um "desafio" é um projeto que envolve "socialmente crianças e jovens que estão em idade de ter uma boa saúde dentária". "O facto de começar a ser um projeto descentralizado sucede porque acreditamos que a iniciativa terá de vista num contexto mais abrangente que não inclua só as cidades do litoral", enfatizou o médico dentista.



As crianças e os jovens são escolhidos durante uma triagem que é realizada por um profissional de saúde e um elemento da Turma do Bem, os quais se deslocam a instituições e escolas para averiguar quem precisa de cuidados dentários e não os pode pagar.



Atualmente, a rede de Dentistas do Bem em Portugal soma cerca de 480 médicos voluntários, que já atendem mais de 1300 jovens. "A ideia é criar nos próximos tempos uma rede de 500 médicos dentistas para assim conseguirmos chegar as mais crianças e jovens carenciados", frisou Maurício Colpas Trigo. A nível mundial, mais de 41 mil jovens recebem os préstimos dos já mais de 15 mil dentistas do bem, fazendo do projeto a maior rede de voluntariado especializado do mundo, revelou a organização.



Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários