Publicar fotos com tons azuis, cinza ou cores escuras ou ainda com o filtro "Inkwell", que transforma fotos coloridas em imagens a preto e branco, são algumas das pistas de que alguém pode estar a atravessar uma depressão ou distúrbio mental, de acordo com um estudo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, publicado em meados de agosto de 2016.

Os investigadores acreditam que a aplicação pode ser uma nova forma de detetar ou dar pistas dos primeiros sinais de problemas mentais, escreve a estação de televisão britânica BBC.

Já um outro estudo, feito por duas universidades alemãs, mostrou que acompanhar as publicações de outras pessoas no Facebook pode despertar sentimentos de inveja, rancor e raiva nos utilizadores.

A BBC dá o exemplo da conhecia comediante Juliette Burton que admite ter enfrentado transtornos como dismorfia corporal, depressão e ansiedade, problemas que diz terem sido agravados pelas redes sociais. "Pela minha experiência, os média sociais são maus. Tudo soa a falso e a uma competição. É muito raro ver as pessoas a publicar coisas más", diz.

Um outro estudo realizado em 2011 na Suécia relaciona o uso frequente do telemóvel com problemas como stress, distúrbios do sono e sintomas de depressão tanto em homens como em mulheres.

Veja isto: 7 tipos de pessoas que deve eliminar no Facebook

Saiba aindaJovem humilhada em piscina por usar bolsa de colostomia