Biblioteca vai ao hospital de Leiria contar histórias a crianças

A iniciativa “Conta-nos histórias” visa humanizar os serviços de saúde em Leiria
5 de fevereiro de 2014 - 10h48



Técnicos da Biblioteca Municipal de Leiria vão começar na próxima semana a contar histórias às crianças internadas no Centro Hospitalar de Leiria, no âmbito de um protocolo que inclui o empréstimo de livros.



A iniciativa, denominada “Conta-nos histórias”, visa “contribuir para uma maior humanização dos serviços de saúde”, disse à agência Lusa a vereadora com o pelouro da Educação, Anabela Graça.



“Por outro lado, destaco a importância de dar às crianças, num período difícil da sua vida, momentos de lazer e, ao mesmo tempo, proporcionar-lhes alguma alegria no tempo em que estão hospitalizadas”, continuou Anabela Graça, acreditando que “o acesso à leitura e à leitura animada, com pequenas encenações, vai conseguir esses objetivos”.



A responsável adiantou que nesta fase o empréstimo dos livros já sucede, sendo que na próxima semana vai iniciar a animação da leitura com dois técnicos da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.



“Conta-nos histórias” integra, ainda, o “programa de dinamização da biblioteca municipal que tem muito potencial para crescer”, declarou a vereadora.



O empréstimo regular dos livros infantis, as sessões de leitura animada e pequenas encenações aos pacientes do serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria decorrem às terças-feiras e quintas-feiras, entre as 11:00 e as 12:00, à exceção do mês de agosto, informou o município.



A autarquia acrescenta que a atividade parte da “ideia de que os momentos de convívio social entre crianças, jovens, pais e profissionais de saúde proporcionam um lúdico e saudável ambiente emocional, facilitador do bem-estar e das condições de recuperação dos pacientes durante o seu período de internamento”.



Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários