Os treinos das figuras públicas

Quatro treinadores pessoais revelam o que ensinam a atrizes e apresentadoras portuguesas

Catarina Furtado, Sónia Araújo, Cláudia Vieira, Diana Chaves e Maria João Bastos têm em comum não só o facto de serem figuras públicas, mas também um corpo invejável.

Não o conseguem, contudo, sozinhas. Contam com a ajuda de personal trainers que definem um treino específico para tonificar o corpo e mantê-las preparadas tanto para enfrentarem longas horas de trabalho.

E são também eles que as preparam para ficarem perfeitas em vestidos de gala em eventos especiais. «Vou ao ginásio porque tenho lá uma Patrícia Pinto, que é uma professora de ginástica extraordinária», assume mesmo Catarina Furtado, atriz e apresentadora de programas de televisão, mais adepta de atividades desportivas ao ao livre.

Em entrevista à Prevenir, os preparadores de algumas das principais estrelas da televisão portuguesa desvendam estratégias e contam alguns dos principais segredos da boa forma física de figuras que fazem muitos portugueses sonhar.

Os segredos da boa forma física de Sónia Araújo

«Os exercícios de alongamento e de relaxamento são de extrema importância para quem tem um ritmo de vida exigente, pois há tendência para criar tensões musculares elevadas», considera Diogo Daniel, PT da apresentadora Sónia Araújo. Se a apresentadora tem pouco tempo para treinar, «aumento a intensidade do treino. Proponho, por exemplo, um trabalho em super séries que consiste na conjugação de dois exercícios sem intervalo entre eles», refere.

Para este especialista, a lista de exercícios indispensáveis inclui «agachamentos com rotação do tronco, exercícios com kettlebell e TR X e burpees». Agache-se até apoiar as mãos no chão, estique as pernas para trás e faça uma flexão de braços. «Flita de novo as pernas e levante-se num salto», sugere Diogo Daniel. Para ter os braços definidos, como os que a apresentadora da RTP exibe, a solução passa por movimentos localizados.

«Existem vários exercícios muito eficazes que incidem no treino dos músculos tricípite e bicípite e que podem ser conjugados com movimentos dos membros inferiores, como os agachamentos ou os lunges», recomenda o personal trainer. Antes de um evento especial, existem gestos que fazem forçosamente parte dos treinos da dupla.

«Realizamos treinos com menor intensidade, dando preferência a exercícios de recuperação e alongamentos. É importante salvaguardar o bem-estar físico e psicológico no dia que antecede uma gala ou gravação de horas a fio em pé», sublinha o profissional, que recomenda a realização de agachamentos, lunges, kettlebell, TRX e burpees para uma silhueta mais firme, tonificada e sedutora.

Os segredos da boa forma física de Diana Chaves e Catarina Furtado

«Antes de eventos especiais trabalhamos mais ao nível da postura e da resistência muscular, uma vez que irão estar longos períodos de pé e têm de estar no seu melhor», justifica Patrícia Pinto, a elogiada personal trainer de Diana Chaves e Catarina Furtado. Quando as atrizes e apresentadoras têm pouco tempo para treinar, «recorremos ao treino em circuito, que implica a realização de vários exercícios em sequência, utilizando os mais variados materiais (ViPR, TRX, bosu e halteres», subinha

Este tipo de treino «contribui para um aumento da massa magra (músculo) e do dispêndio energético em repouso, o que facilita o controlo do peso corporal», refere ainda, antes de revelar um dos exercícios que não dispensa. «O trabalho do core (zona abdominal) permite estabilizar músculos que normalmente não exercitamos e preparar a postura para as atividades diárias e a prática desportiva», justifica.

Para que as atrizes e apresentadoras exibam sempre umas pernas bonitas e em forma, Patrícia Pinto recorre a «exercícios como os agachamentos e lunges multiplanares» e, antes de um evento especial, tem cuidados especiais. «Evito um treino de grande desgaste nos dias que antecedem, mas trabalho sempre de forma a manter a continuidade do treino», assegura.

A lista dos exercícios que recomenda inclui TRX, bosu, abdominais, agachamentos e lunges. «Não gosto muito das máquinas. E, então, faço exercícios mais ao nível da extensão. Não vou com a regularidade que devia mas tento ir e acho que é fundamental», refere Catarina Furtado.

O segredo da boa forma física de Cláudia Vieira e Pedro Teixeira

«A Cláudia e o Pedro estão muito bem fisicamente, adoram treinar e encaram o exercício não como uma obrigação mas sim como um prazer». A garantia é dada por Pedro Pinteus, que treina os atores Cláudia Vieira e Pedro Teixeira há já algum tempo, apesar da disponibilidade dos ex-protagonistas da série de televisão «Morangos com açúcar», transmitida pela TVI, nem sempre ser total em função da sua disponibilidade de agenda.

Quando os atores têm pouco tempo para treinar, a estratégia está mais do que definida. «Faço um treino intervalado de alta intensidade que consiste em intercalar exercícios de força (musculação) com outros de resistência (treino cardiovascular)», explica o personal trainer, que, para uns braços definidos, também têm solução. «As flexões e a prancha são exercícios completos e dos mais eficazes para trabalhar esta parte do corpo», sugere.

«É importante treinar sem estarmos focados apenas numa parte do corpo, até porque muitos exercícios não trabalham apenas uma zona. Ao fazermos agachamentos contraímos a parede abdominal e, portanto, estamos não só a trabalhar as pernas e glúteos como também os abdominais», refere ainda o PT dos atores, que, apesar de namorarem e viverem juntos com a filha, trabalham em canais de televisão concorrentes.

Quando não têm tempo de ir ao ginásio, o que por vezes sucede, «há exercícios que podem ser feitos em casa (agachamentos e pranchas) até mesmo com os materiais com os quais trabalhamos no ginásio e que podem ser adquiridos, pois não ocupam muito espaço, como os elásticos e o TRX», afirma o especialista, que recomenda flexões, prancha, agachamentos e TRX a quem pretenda exibir corpos firmes como os do casal.

Os segredos da boa forma física de Maria João Bastos

«Para os dias em que não há treino, aconselho a caminhar e a ter cuidado com a alimentação», confessa Bruno Brito, personal trainer da atriz Maria João Bastos. Para este especialista, a lista de exercícios fundamentais inclui «agachamentos (porque são muito eficazes para treinar aquilo que as mulheres mais querem tonificar, que são as pernas) e as flexões de braços (fortalecem o tricípite, o chamado músculo do adeus). A puxada realizada no TRX (treino em suspensão) completa o trio que inclui exercícios de agachar, empurrar e puxar», elucida.

Quando a atriz, que brilhou na pele da personagem Liliane Marise na telenovela «Destinos cruzados», tem pouco tempo para treinar, o programa de treinos varia. «Sugiro sempre o treino tabata, que consiste em 20 segundos de exercício seguidos de dez segundos de descanso ao longo de oito séries à máxima velocidade, mas tendo sempre atenção à postura e à execução, treinando um grupo muscular de cada vez», diz.

Para ter os braços em forma, uma pretensão de muitas mulheres, «os melhores exercícios são as flexões, os fundos de braços, o treino do bicípite com alteres e o TRX», revela Bruno Brito. Para uma barriga lisa, como a da atriz, «a prancha é um exercício fundamental. Deitada de barriga para baixo, apoie-se nos cotovelos e nos pés», explica.

De seguida, «faça força na zona abdominal para manter o corpo alinhado. Se sentir dores na região lombar apoie os joelhos. mantenha a posição durante 30 segundos e repita duas vezes», acrescenta ainda. A lista de exercícios que este personal trainer recomenda inclui agachamentos, flexões TRX, fundos de braços e prancha.

O que fazer para exibir um corpo como o das celebridades

Se não é famosa, mas também tem uma agenda preenchida, estas são as recomendações que os especialistas que as treinam lhe sugerem:

- Use as escadas em vez do elevador
- Ande a pé
- Faça abdominais em casa
- Tenha especial cuidado com a alimentação
- Ande de bicicleta
- Beba muita água
- Corra

Texto: Fabiana Bravo com Bruno Brito (personal trainer no Private Fitness Club), Diogo Daniel, (personal trainer no Holmes Place Arrábida), PatrÍcia Pinto (personal trainer no Infante de Sagres Health Club Lisboa) e Pedro Pinteus (personal trainer no Clube VII – Health & Fitness Club)

artigo do parceiro:

Comentários