8 conselhos para correr em dias chuvosos

A chuva bate na janela, o vento agita os ramos das árvores, o céu está cinzento e o dia parece noite. Apetece ficar sentado no sofá, a beber um chá bem quente. Mas a chuva não pode, nem deve, impedir o cumprimento de um plano de exercício físico.

Pode optar por realizar um plano com exercícios dentro de portas mas, se costuma correr, isso vai deixar uma sensação de vazio. Por isso, e como, salvo raras exceções de condições climatéricas extremas, correr à chuva não faz mal, convém estar preparado. É essencial adaptar roupa e calçado às condições meteorológicas.

Muita roupa não é, necessariamente, sinónimo de se manter mais quente. Pelo contrário. Quanto mais roupa, mais pesado e difícil secar. Por isso, ficam alguns conselhos práticos para um plano de exercício à chuva. Coisas que aprendi com o professor de educação física e ainda hoje são bastante úteis.

Acompanhamento profissional

Este será sempre o primeiro conselho para quem quer praticar exercício físico. Os atletas profissionais contam sempre com preparadores físicos e treinadores por uma razão. São quem melhor sabe como tirar o maior partido do corpo e o que fazer para evitar lesões e problemas de saúde. Por isso, consulte um especialista para o ajudar a desenhar o seu plano de exercícios.

Adapte as roupas e calçado às condições climatéricas

Tal como acontece quando está calor, convém adaptar a roupa e calçado que vai usar consoante o estado do tempo. Se chover, opte por roupas leves, sintéticas, de secagem rápida. Há muitas opções nas lojas de produtos desportivos. Escolha também calçado que não ensope e que tenha sola antiderrapante. Com chuva há mais probabilidades de escorregar e contrair uma lesão. Depois do treino deixe secar bem o calçado.

Use também um corta-vento, um gorro e proteção para os olhos. Com a chuva há a tendência de baixar a cabeça e inclinar o corpo para a frente, para evitar a entrada de água nos olhos. Essa má postura (principalmente em exercícios mais prolongados) pode contribuir para lesões na coluna.

Trocar de roupa logo que termina o exercício

Evite deixar a roupa secar no corpo. As modernas licras sintéticas secam muito rápido, além de manterem o corpo quente, mas, de qualquer forma, tome um banho e troque de roupa o mais rápido que conseguir após a prática de exercício físico.

O mito das gripes

As gripes e constipações, de acordo com os especialistas, são contraídas quando o sistema imunitário está vulnerável e têm origem em vírus. Por isso, o frio, por si só, não provoca gripe. De qualquer forma, convém estar bem nutrido de vitaminas, e seguir o conselho anterior.

Cuidado com o percurso

Certamente tem um percurso de corrida habitual mas, nestes dias, opte por ter um plano alternativo, principalmente se este incluir planos muito inclinados (com chuva pode potenciar a famosa escorregadela); irregulares; lamacentos e utilize os elementos refletores se correr perto de uma estrada.

O melhor mesmo, como a meteorologia pode ser imprevisível, será definir um trajeto mais próximo de sua casa que permita chegar a abrigo mais rapidamente.

Adapte o treino

Os conselhos anteriores já contemplam uma adaptação em caso de chuva mas nunca é demais lembrar que convém aplicar técnicas diferentes conforme a meteorologia. Se estiver a treinar para uma prova, ou se costuma participar, certamente já teve de enfrentar uma mudança de sol para chuva, ou o oposto. Isto pode influenciar bastante o desempenho.

Mantenha-se hidratado

Com chuva poderá sentir que pode dispensar a hidratação mas está a cometer um erro. Mantenha-se bem hidratado pois o corpo transpira e perde água mesmo em dias de chuva.

Bom aquecimento

Este conselho serve para qualquer condição meteorológica. Faça um bom aquecimento antes de ir correr com chuva. O piso escorregadio ou um buraco escondido pela água são propícios para os entorses que podem transformar a sua sessão de treinos numa ida ao hospital e uma paragem por tempo indeterminado.

Nunca será demais lembrar a importância de consultar um especialistas para adequar o exercício físico e as necessidades de hidratação a cada indivíduo.

No ano passado, um estudo publicado na revista espanhola Nutrición Hospitalaria, lembra que "é preciso avaliar a frequência adequada de atividade física necessária para cada indivíduo, e conhecer qual é a ingestão ideal de líquidos, para alcançar a máxima eficiência do exercício e assim prevenir doenças cardiovasculares e inflamatórias, bem como ajudar a perder peso".

Segundo é salientado nesta publicação científica, atualmente, "o exercício físico está a ser utilizado como se fosse um medicamento para promover hábitos saudáveis e reduzir o risco de certas doenças, mas é necessário, tal como se faz com a medicação, ser feita uma avaliação da dose, frequência e duração para se obter a máxima eficácia".

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