Exercício físico na praia

Descubra algumas formas de realizar exercício na praia

Com as temperaturas a subirem e as férias à porta o que apetece é aproveitar os tempos livres para desfrutar da praia e do bom tempo.

Para quem gosta de praia e não quer deixar o exercício físico de parte, o ambiente de praia pode ser o ideal para se manter em forma.

Praticar exercício físico ao ar livre é uma excelente forma de aproveitar o clima de verão, tornando o seu treino numa experiência ainda mais agradável.

Vantagens de praticar exercício físico na praia

Resistência extra – Praticar exercício físico na areia torna os seus exercícios mais desafiantes e difíceis. A areia adiciona resistência aumentando consequentemente a intensidade do seu treino e dificultando a realização dos exercícios.

Queima mais calorias – Devido à resistência extra, exercitar-se na areia queima mais calorias do que numa superfície mais estável. Quer perder massa gorda? Experimente correr na areia e torne o seu treino mais efetivo neste objetivo.

Mais suave para as suas articulações – As superfícies mais "duras" como o alcatrão provocam mais danos às suas articulações devido ao choque. A areia ajuda na absorção do impacto resultante do exercício minimizando o choque e a possibilidade de lesão.

Apesar de existirem várias vantagens na prática de exercício físico na praia, existem também alguns riscos.


Riscos na prática de exercício na praia

Lesões – A areia apesar de ser mais suave para as suas articulações, não é tão estável como outra superfície, podendo aumentar a hipótese de torcer um pé ou perna enquanto se movimenta na areia.

Queimaduras solares – O sol e as queimaduras que pode provocar são um dos riscos que deve ter em atenção quando pratica exercício físico na praia. Não se esqueça de se proteger com roupa adequada e com cremes de proteção de grau elevado.

Desidratação – Devido ao calor que pode fazer nesta altura do ano é importante levar consigo uma garrafa de água para se hidratar.

Formas de se exercitar na praia

Existem inúmeras formas de praticar exercício na praia, ficam algumas sugestões. Escolha as que mais se adequam ao seu interesse.

Nadar – É uma forma de exercício simples. Aproveite a água e nade durante alguns metros. Nadar é uma excelente forma de exercitar todo o corpo. Não se esqueça que boiar não conta como exercício.

Surf – Para as mais aventureiras, este pode ser uma atividade bastante atrativa e divertida. O surf é uma boa forma de trabalhar o seu equilíbrio e coordenação motora.

Voleyball/frisbee – O único problema destas atividades é que necessita de companhia para as realizar. Se este não é um problema até se pode tornar ainda mais divertido. Certifique-se que corre atrás do disco, mergulha para apanhar a bola.

Corrida – Ésta é uma forma muito fácil de praticar exercício na praia e de aproveitar a resistência que a areia lhe oferece.

Exercicios com o peso corporal – Existem inúmeros exercícios que pode realizar apenas com o peso do seu corpo. Desde flexões a agachamentos passando pelos burpees o que interessa é que faça alguma coisa.

Aproveite a praia para se pôr em forma!

artigo do parceiro:

Comentários