Exercício físico: Baixo ou alto impacto?

Que tipo de atividade física costuma praticar? De alto ou baixo impacto? Conheça as principais diferenças entre os dois tipos de exercícios e saiba qual o que melhor se adapta à sua condição.

Exercícios de baixo impacto são aqueles em que o praticante mantém pelo menos um dos pés em contacto com o solo em todos os momentos.

Para a sua prática não é necessário exercer grande força e por isso são mais adequados para iniciantes, população idosa, grávidas e pessoas lesionadas em fase de recuperação.

Um dos pés está em contacto com o solo a suportar o peso do corpo, o que torna este tipo de exercícios menos agressivos para os ossos e articulações e por isso estão associados a um menor risco de lesões musculoesqueléticas.

Caminhar e subir escadas são duas atividades de baixo impacto. Também estão incluídas nesta categoria atividades como o ciclismo (ou pedalar numa bicicleta fixa) e a natação, em que o peso corporal é suportado por equipamentos ou água, o que leva a uma diminuição do impacto.

Nos exercícios de alto impacto, os pés do praticante estão, em algum momento, os dois fora do solo, como acontece no jogging, na corrida e nos desportos que envolvam saltos.

Embora estes exercícios estejam associados a um maior gasto de energia (calorias), provocam impacto repetido ao nível dos joelhos, tornozelos e pés, e quando executados continuadamente, particularmente em determinadas pessoas podem causar lesões articulares.

Saltar é dos exercícios que mais impacto causa nas articulações, porque os pés deixam o solo em simultâneo. Na corrida, um pé deixa o solo primeiro que o outro e por isso o impacto é menor do que no salto.

Apesar dos riscos, quando praticados corretamente e utilizando os equipamentos adequados, os exercícios de alto impacto têm um efeito benéfico na regeneração e fortalecimento da massa óssea e a longo prazo contribuem para prevenir alguns problemas de saúde, como a osteoartrite e a osteoporose.

Embora os exercícios de baixo impacto favoreçam menos o aparecimento de lesões, devem ser iniciados pouco a pouco, e o ritmo deve ser aumentado progressivamente. A escolha dos equipamentos é também extremamente importante para evitar a ocorrência de lesões.

Aconselhe-se com um profissional da área sobre a atividade física mais adequada para si, tendo em conta as suas capacidades e limitações.

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