Evite estes erros no ginásio

Quer alcançar os seus objetivos de forma mais rápida? saiba alguns dos erros mais comuns cometidos no ginásio

Todos os anos centenas de pessoas iniciam-se no ginásio com o desejo de melhorar o seu aspeto físico, contudo uma grande maioria comete alguns erros que impedem de alcançar os seus objetivos.

Os seguintes erros são apenas alguns dos mais cometidos nos ginásios de todo o mundo.

Usar demasiadas máquinas

O argumento mais comum para a utilização de máquinas é que são mais seguras, o que não é totalmente verdade. As máquinas têm ângulos de movimento fixos obrigando muitas vezes as articulações a colocarem-se em posições extremas, tornando-se menos seguras que os pesos livres.

Outro dos problemas das máquinas é que são menos funcionais que os pesos livres, não deixando envolver a sua zona lombar e abdominal como estabilização do resto do corpo, tal como acontece no quotidiano.

Por sua vez os pesos livres utilizam mais músculos para controlar o movimento, queimando mais calorias, sendo uma estratégia mais eficaz para construir músculo, perder gordura e aumentar os níveis de força.

Os pesos livres aumentam ainda a variedade de escolha de exercícios e de envolver a sua zona lombar e abdominal

Realizar uma sessão de treino aeróbio de baixa intensidade

Comparado com treino de alta intensidade intervalado, o treino aeróbio com ritmo constante e baixo é menos efetivo para a melhoria da sua capacidade aeróbia e também na perda de gordura. Sabia que o treino intervalado de alta intensidade pode queimar mais 9 vezes calorias que o treino cardiovascular de intensidade constante? Além disso requer muito menos tempo para o realizar.

Não realizar um aquecimento apropriado

Chegar ao ginásio realizar umas rotações de braços e começar a treinar, não significa que tenha aquecido adequadamente. É necessário despender mais algum tempo num aquecimento que aumente o ritmo cardíaco, a circulação sanguínea, e ativação muscular.

O resultado traduz-se num aumento de força, capacidade de realizar o treino de forma mais eficaz e ainda diminuir o risco de lesão, significando um progresso contínuo mais rápido.

Realizar uma sessão de treino aeróbio antes de treinar com pesos

Como aquecimento a tradicional sessão de treino aeróbio é uma boa alternativa, mas se a sua intenção é perder gordura o melhor é realizar após o treino com pesos, já que o seu metabolismo está acelerado devido ao treino de pesos, fazendo-a gastar mais calorias.

Não aprender as técnicas corretas

Muitas pessoas iniciam-se no ginásio mas não têm paciência para aprender as técnicas corretas de execução. Tal como outra atividade física os exercícios de ginásio requerem algum treino e aprendizagem para que no futuro possa atingir os seus objetivos de forma mais consistente e minimizando o risco de se lesionar.


artigo do parceiro:

Comentários