A posição de agachar que nos permite pegar em coisas do chão com relativa facilidade ou a pequena rotação do tronco que fazemos para olhar para trás ao estacionar o carro são dois exemplos significativos dos primeiros movimentos em que podemos notar que algo está diferente. Para colmatarmos essa perda, começamos a compensar com movimentos que prejudicam a nossa coluna. Para readquirir qualidade de movimento é fundamental voltar a recuperar os índices de mobilidade que nos permitam efetuar o movimento sem dor.

Propomos, para isso, que faça uma rotina diária simples que engloba três exercícios, sugeridos pela rede de academias Holmes Place, que podem ser feitos em qualquer lugar:

1. Trunk rotation

- Deite-se de costas, coloque os joelhos em direção ao peito (ângulo do joelho de 90 graus) e as palmas das mãos no chão.

- Mantendo os joelhos juntos, aproxime os mesmo do chão o mais que puder, mantendo as mãos no chão.

- Mantenha a posição por um período mínimo de 30 segundos.

- Volte ao início e repetir para o lado oposto. Faça o mesmo mais duas vezes.

2. Swimming

- Mantenha a perna esquerda e o braço direito elevados o máximo possível e depois faça o mesmo, simultaneamente, com a perna direita e o braço esquerdo.

- Inspire parado e expire enquanto executa os gestos simultâneos, alternados e combinados, contando mentalmente de um a dez. Repita o processo mais duas vezes.

3. Wall slide

- Fique em pé com as costas encostadas à parede. Pressione os braços (pulsos, cotovelos, ombros e omoplatas encostadas) contra a parede e dobre os cotovelos em 90 graus.

- Mantenha contato com a parede enquanto desliza os braços verticalmente (para cima e para baixo) sobre a cabeça, mantendo a angulação do cotovelo. Efetue o movimento 15 vezes.