A importância do repouso no exercício

Por vezes é importante dar uma pausa ao exercício

O exercício físico é extremamente importante para uma vida mais ativa, saudável e na minha opinião indispensável, sendo que não passo um dia sem me exercitar. No entanto é importante ter atenção ao repouso e descanso para não ser contraproducente.

De facto o descanso e a recuperação são essenciais para a sua progressão e resultados na atividade física. É durante o descanso que o seu corpo se reconstrói, repara e se reforça.

Todos estes processos têm um grande impacto na sua condição física e saúde.

Quando está à procura de conseguir ganhar massa muscular magra, ainda mais importante se torna descansar convenientemente para existir maior progresso.

O descanso reduzido e consequentemente o overtraining podem causar resultados indesejados na sua disposição, níveis de saúde, condição física e psicológica.

Deixo-vos alguns efeitos negativos do overtrainig:

- Níveis fracos de energia

- Insónia

- Fadiga crónica

- Perda de massa muscular

- Enfraquecimento do sistema imunitário

- Pouco progresso

Torna-se fundamental uma boa recuperação e para isso também existem alguns truques:

Tire um ou dois dias de folga do exercício

Não se sinta culpada! Lembre-se que o descanso é fisiologicamente necessário para que os seus músculos recuperem e se reforcem. Exercite-se de forma inteligente. Se num treino deu primazia aos membros inferiores não os treine no dia seguinte. dDescanse pelo menos 48 horas e só depois exercite-os novamente.

Hidrate-se

Quando se exercita perde água pelo seu suor. A água ajuda em todos os processos internos do seu corpo, incluindo a função metabólica.

Beber água repoem os seus fluidos e minerais ajudando na recuperação

Massagem terapêutica

As massagens ajudam na melhoria da circulação sanguínea e ainda relaxando os músculos doridos, facilitando a recuperação.

Durma pelo menos 8 horas

Muitos estudos reportam uma maior capacidade de recuperação corporal em processos como a síntese proteica, reparação de tecidos durante o sono.

Portanto lembre-se de dormir.

O descanso é necessário para o progresso! Muitas vezes queremos tanto atingir os resultados que a nossa mente está sempre focada no exercício, mas se não descansar não evolui.

artigo do parceiro:

Comentários