6 exercícios de fitness para mães (muito) ocupadas

Atividades desportivas que pode fazer com os seus filhos

Ser mãe é uma tarefa a tempo inteiro, uma atividade que exige uma dedicação sem fim, independentemente do estilo de vida que a mulher que experimenta a maternidade personifica. Uma alimentação saudável e uma vida ativa são elementos-chave na rotina diária de toda a família, mas podem não ser suficientes para tonificar os músculos, combater a flacidez e queimar calorias. Andrea Becker, personal trainer do Holmes Place La Moraleja, deixa algumas dicas para que possa fazer exercício enquanto está com os seus filhos:

1. Com um bebé em casa, já não tenho tempo para fazer exercício. Esta é uma desculpa a que muitas mulheres recorrem. Empurre o carrinho para fazer o exercício cardiovascular. Poderá controlar a intensidade do exercício, enquanto controla a respiração.

2. Faça exercícios de fortalecimento com o seu bebé. Para tonificar pernas e nádegas, Andrea Becker sugere um «excelente exercício metabólico, que é conhecido como o picadeiro». Esta atividade combina o fortalecimento das pernas e das nádegas, das costas, da zona abdominal e dos extensores do ombro.

Coloque um pé à frente e outro atrás, baixe o joelho da perna de trás e dobre a perna da frente. Segure o bebé com os braços estendidos e apoie-o no joelho, cada vez que se baixar. Comece com duas séries de 10, aumentando as repetições até 20. Adicione mais um set para perfazer três no total. Faça um conjunto com uma perna e descanse entre 30 a 45 segundos.

3. As suas nádegas vão gostar do seguinte exercício. «É muito fácil e permite que brinque ao cavalinho com seu bebé», assegura Andrea Becker. Deitada de costas, coloque o bebé em torno da área do seu quadril. «Com seus saltos no ar, levante e baixe os quadris. Comece com duas séries de 20 repetições e aumente para três séries. Para aumentar a intensidade, descansar uma perna no chão, mantendo a outra no ar com o joelho direito», explica a personal trainer.

4. Faça seguidamente flexões abdominais. Na sequência da posição no exercício anterior, levante o tronco e permaneça quieta. Fique assim durante 30 segundos e, em seguida, desça lentamente. Faça 10 repetições, aumentando o tempo em que tem o corpo levantado. Concentre-se na respiração, descansando a parte inferior das costas no chão, garantindo que não há tensão no pescoço. Pode também colocar o bebé deitado para intensificar ainda mais o exercício.

5. Caminhe com os seus filhos mais velhos. A primeira opção consiste em caminhar o máximo de tempo com os seus filhos. Recomendamos também que os inscreva, por exemplo, em aulas de natação. Enquanto eles estão na piscina, pode estar a treinar no ginásio. Fale com o seu instrutor sobre a opção de elaborar um plano de treino ajustado à duração das atividades dos seus filhos.

6. A segunda opção envolve atividades de fim de semana com sua família. Se o tempo permitir, vá jogar à bola, correr ou, pura e simplesmente, dar um passeio, preferencialmente ao ar livre. «Para mais dicas ou perguntas sobre qualquer um dos exercícios, não hesite em contactar a nossa equipa de profissionais num dos nossos ginásios, em Lisboa, no Porto, em Braga, em Aveiro e em Coimbra. Estamos aqui para ajudar», assegura Andrea Becker.

artigo do parceiro:

Comentários