6 exercícios contra a retenção de líquidos

Gestos e recomendações que ajudam a aliviar o edema, um problema de má circulação que se tende a agravar nos meses de maior calor

A retenção de líquidos, também apelidada de edema, é causada pela acumulação de fluidos nos tecidos corporais. Tal acontece quando o sistema linfático (encarregue de drenar os fluidos presentes na linfa e de os direcionar para a corrente sanguínea) falha, devido a alterações hormonais, a um estilo de vida sedentário, a uma dieta rica em sal e pobre em nutrientes essenciais, aos efeitos de alguns fármacos ou devido aos efeitos de certas patologias. Apesar do edema poder afetar qualquer parte do corpo, é mais frequente nas mãos, braços, pés, tornozelos e pernas.

De seguida, apresentamos-lhe alguns exercícios que o ajudarão a atuar contra um problema que, quando não controlado, pode afetar (e muito) a sua vida:

- Exercícios para as pernas

1. Drenagem postural

Deitado, com a perna ligeiramente mais elevada do que o tronco e o calcanhar fora da cama, puxe a ponta do pé e dedos para si, mantendo a posição durante cerca de três segundos. Depois, empurre pé e dedos para baixo, mantendo outros três segundos. Repita este exercício entre 15 e 30 vezes.

2. Alongamentos globais

Deitado, com um elástico na ponta do pé, mantenha a tensão no elástico com as mãos enquanto estica a perna, com o calcanhar em direção ao teto e puxando a ponta do pé para si, como pode ver na imagem. Mantenha esta posição durante cerca de 20 segundos. Repita entre 5 e 10 vezes.

3. Bombeamento de retorno venoso

Em pé, apoiado nas costas de uma cadeira, coloque-se em pontas dos pés. Desça lentamente até todo o pé estar apoiado no chão e coloque-se em calcanhares. Repita estes movimentos entre 8 e 12 vezes.

Veja na página seguinte: 3 exercícios para as mãos

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