Tenho dificuldade em ingerir liquidos. Como posso resolver?

A maioria das pessoas não ingere a quantidade de liquidos adequada, nem dá a devida atenção a este hábito. Conheça algumas dicas práticas que a vão pôr a beber mais água

Na última semana, uma das nossas leitoras deixou-nos uma pergunta que achamos ser comum a muitas outras pessoas.

A dificuldade em ingerir liquidos durante o dia!

A água, como todos nós sabemos é vida. A água, ou os liquidos são extremamente fundamentais para todo o bom funcionamento do nosso organismo e todos os processos internos que acontecem, como é o caso da digestão, respiração, circulação.

A maioria das pessoas não ingere a quantidade adequada recomendada nem dá a devida atenção.

Em boa verdade, uma ingestão adequada de liquidos, seja água ou chá, previnem a desidratação e são meio caminho para sermos mais saudáveis.

A quantidade de liquidos que necessitamos diariamente, varia de pessoa para pessoa conforme as suas necessidades intrínsecas específicas, mas também com o tipo de trabalho, temperatura ou atividade física realizada.

Neste sentido é aconselhado um mínimo de 1,5 a 2litros diários, que pode subir até aos 5 ou 6 litros em casos mais extremos.

Mesmo a minima quantidade recomendada, pode representar uma luta díficil ao longo do dia.

Hoje deixo-vos algumas dicas práticas, que podem adicionar ao vosso dia a dia para facilitar a ingestão de mais liquidos.

  • Troque a água por chás - Se é daquelas pessoas que não gosta de água, ou que prefere bebidas com sabor, opte pelos chás. Hoje em dia existem chás com sabor e bastante saudáveis.
  • Aproveite a tecnologia - Existem aplicações para os telemóveis em que pode gerir a quantidade de liquidos que ingere, funcionando como um diário, sendo bastante eficientes e sem custos.
  • Coloque alarmes no telemóvel - Se tem dificuldade em lembrar-se de beber água, colocar alguns alarmes ao longo do dia no seu telemovel pode ser a solução. Assim garante que não se esquece.
  • Garrafa a sua melhor amiga - Compre uma garrafa de metal que seja mais resistente e duradoura e faça dela a sua melhor amiga, andando consigo na mala para todo o lado. Desta forma garante que tem sempre água ou chá perto de si.
  • Crie o hábito de beber entre refeições - É importante manter um fluxo de água constante para um melhor funcionamento do organismo. Lembre-se que mais de metade do nosso corpo é água.
  • Crie o hábito de colocar um copo de agua na sua mesa de cabeceira - Garanta que tanto ao acordar como ao deitar, bebe um copo de água. Este hábito é também uma forma de controlar a fome.

A sede é um sinal de alarme do nosso organismo, pelo que quando dispara, significa que já estamos em algum estado de desidratação, daí a importância de ingerir liquidos mesmo antes de sentir sede.

Uma das formas de controlar o nível de desidratação é controlar a cor da sua urina. Em norma, quanto mais escura maior o nível de desidratação.

Se tem alguma dúvida relacionada com hábitos de vida saudável, alimentação, treino envie-nos as suas perguntas para b.bodydoctors@gmail.com

Tiago Ferreira Santos

Fitness and Health advisor

santos.tiagoferreira@gmail.com

artigo do parceiro:

Comentários