Os benefícios da cebola

Tão popular e de corriqueira utilização nas refeições do dia a dia e no entanto tão importante para a sua saúde.

Dificilmente é dispensada... é dos temperos mais usados e que mais companhia faz às saladas. Chega a ser indispensável em determinados pratos devido ao seu sabor, mas as suas propriedades vão ainda mais longe. Rica em vitaminas (B1, B2 e C), fibras e minerais (ferro, potássio, sódio, cálcio e selénio) é ideal para uma alimentação saudável, sendo vários os seus benefícios para a saúde. Conheça quais são e coma o recomendado por dia (1 cebola de 50gr)...

Melhora a pele
Devido aos seu poder antioxidante, à presença das vitamina A e C e do flavanóide quercetina (possui propriedades anti-inflamatórias, entre outros), estes minimizam o envelhecimento prematuro da pele combatendo também os radicais livres.

Anti-inflamatório
Os ácidos gordos presentes no organismo são prejudiciais caso existe uma grande oxidação. Os flavanóides e antioxidantes agem contra esta oxidação melhorando o sistema imunológico. Assim, a cebola pode ajudar no combate a doenças como febres, gripes, inflamação da garganta, entre outras.

Melhora a prisão de ventre
O cálcio, magnésio e as fibras da cebola contribuem consideravelmente para a saúde intestinal, para um aumento do volume das fezes e para um melhoramento destas na sua passagem.

Melhora a circulação
Quer a quercetina quer os minerais que compõem a cebola ajudam a prevenir a formação de coágulos logo, o sangue fica mais fluido e a circulação sanguínea mais eficaz. Não obstante, ajuda a diminuir a quantidade de colesterol mau; LDL; aumentando assim o HDL (colesterol bom).

Controla a glicemia
A glucoquinina e o crómio são nutrientes que auxiliam a regular o nível do açúcar no sangue e a controlar a insulina, sendo um alimento indispensável a quem sofre de diabetes.

Emagrece
É uma excelente aliada, uma vez que é um alimento pouco calórico, as fibras ajudam a saciar o apetite, é diurética, elimina toxinas do corpo, melhora a digestão dos alimentos e ajuda o metabolismo a queimar gorduras. Mas não há milagres... o exercício físico e uma alimentação equilibrada devem fazer parte do cardápio.

Combate a hipertensão
Uma vez que o potássio também está presente na composição, a diminuição de sódio no organismo é sentida, já que há uma eliminação de excesso de líquidos no corpo.

artigo do parceiro:

Comentários