Os benefícios do nabo

Muitas vezes descurado e no entanto faz tão bem à saúde. Conheça as vantagens de inserir este tubérculo tão rico em cálcio e pobre em calorias.
créditos: pixabay

O sabor pode não agradar a muitos, excetuando as suas ramagens, mas é um excelente alimento, uma vez que tem um grande teor de vitamina A, C, K e do complexo B, antioxidante, minerais (cálcio, cobre, ferro e manganês) e fibras dietéticas. Não obstante, as suas fibras contribuem para o bom funcionamento intestinal. É, portanto, nutritivo das folhas à raíz, sendo o ideal cozinhar levemente para não destruir grande parte das vitaminas nem eliminar os compostos glicosinolatos (ação anticancerígena) no que diz respeito à folhas e cru relativamente à raíz. Uma vez que esta tem um sabor particular, nada como cortar fatias muito finas e combinar com alimentos certos e condimentos corretos. Nada como começar a acrescentá-lo nas suas saladas ou numa carne estufada. Nada que o azeite, limão e sal não resolvam!

Caso ainda não tenha introduzido o nabo na sua alimentação diária, conheça os seus contributos para assim mudar de opinião:

Intestino – para além de contribuir para o bom funcionamento intestinal, também ajuda o organismo a eliminar os radicais livres prejudiciais, previne o cancro, inflamação e ajuda a aumentar a imunidade;

Pele – a vitamina C irá contribuir para o antienvelhecimento da pele;

Emagrecer – devido às poucas calorias que tem e à quantidade de fibras proporciona a sensação de saciedade;

Olhos – a vitamina C é uma aliada à saúde ocular fornecendo o necessário contra a degeneração macular;

Sistema cardiovascular – os benefícios do nabo contribuem para o controlo de fatores de risco associados a doenças cardiovasculares;

Sódio – o potássio contido no nabo faz eliminar o sódio pela urina, por isso ajuda substancialmente a evitar o excesso de sal no organismo.

artigo do parceiro:

Comentários