Massagens que aliviam as dores num ápice

Técnicas simples de automassagem que acalmam o sofrimento causado por uma dor de cabeça, um mau jeito do pescoço ou ainda do dorido dos pés

O stresse, a má circulação sanguínea, passar muitas horas em pé, manter uma postura incorreta... Tudo isto provoca dores, geralmente musculares, que você mesmo pode aliviar. Basta seguir estas técnicas de automassagem para começar a sentir-se melhor. A automassagem é uma técnica que o ajuda a relaxar os músculos, a activar a circulação e a aliviar dores leves. O maior órgão do corpo é a pele.

Através dela chegam-nos as diferentes percepções do exterior e, quando nos dói alguma coisa, a nossa reação é não lhe tocar, uma vez que também nos transmite dor. No entanto, a simples fricção das mãos no local certo faz com que nos sintamos bastante melhor. Aprenda a aliviar as dores mais comuns com uma ferramenta ao seu alcance, as suas próprias mãos. Estes são os gestos a reproduzir:

- Massagem para relaxar o pescoço

É uma das zonas onde o stresse e a tensão mais se acumulam. A melhor massagem para desbloquear as terminações nervosas, os músculos e os tendões é o da técnica de rotação. Faça estes exercícios sentado porque há pessoas que têm tendência para enjoar.

1. Feche os olhos, relaxe o pescoço e os ombros.

2. Leve o queixo até ao peito. Lentamente, comece a rodar a cabeça em direção ao ombro direito, sem o subir.

3. Continue a rodar a cabeça fazendo círculos em direcção às costas, apontando o nariz para o teto. Não force demasiado o pescoço para não se magoar. Faça tudo devagar.

4. Faça 10 rotações a partir do lado direito e outras 10 para o esquerdo.

- Aliviar dores de cabeça

Está no seu melhor e de repente é invadido por uma tensão que o deita abaixo. Sente umas pontadas na cabeça que vão sendo cada vez mais fortes. Tenha calma, existe solução! Desligue-se de tudo, dos problemas, das preocupações... Concentre-se em pensamentos positivos.

1. Sente-se confortavelmente. O melhor é sentar-se numa cadeira com encosto, para apoiar a coluna e mantê-lo direito. Utilize os dedos polegar, indicador e médio (apoie os polegares abaixo das maçãs do rosto) e mas­saje fazendo círculos no sentido contrário dos ponteiros do relógio.

2. Se tiver dores atrás das orelhas... É a zona occipital. Para acalmar este tipo de dor de cabeça, faça exactamente o mesmo, mas apoiando os dedos nesse local e os polegares na mandíbula.

Veja na página seguinte: O que fazer para descansar os olhos

Comentários