Massagem com velas de óleo

Quem disse que eles não gostam de tratamentos de beleza? Um jornalista foi experimentar e conta-lhe como foi

Quando me desafiaram para fazer uma massagem de velas (sensual candle massage), imaginei logo a cera a queimar-me a pele. Mas, a verdade é que, enquanto a terapeuta deixava cair o líquido que ia derretendo, dei comigo a pensar que, afinal, a cera devia estar ainda mais quente, tal a sensação de prazer e de relaxamento que proporcionava.

Elaboradas a partir de manteiga de karité, as velas usadas neste novo tipo de massagem têm a particularidade de aquecer apenas «o suficiente para a pessoa relaxar sem qualquer risco de queimadura», assegura Cátia Rafael, massagista no Chiado Glam Factory, um dos estabelecimentos que já disponibiliza esta massagem. Ao derreter, libertam um óleo mais cremoso que o tradicional e cujos princípios activos são rapidamente absorvidos pelo organismo.

O segredo dos aromas

A escolha é vasta e cada vela tem a sua função. Se tivesse usado uma vela com aroma de mel, a minha pele teria ficado hidratada rapidamente. As velas de jasmim regeneram a epiderme e auxiliam em processos de ansiedade e depressão, enquanto as de framboesa são adstringentes e antioxidantes.

Optei por uma de maçã e canela, que, além de antioxidante, vasodilatadora, sedativa e anti-séptica, melhora problemas do sistema respiratório, minimiza a fadiga, retarda o aparecimento de rugas e flacidez da epiderme e confere luminosidade à pele.

Primeiro contacto

Na sala de massagens, o ambiente zen, conseguido pela conjugação das cores neutras do espaço, pela iluminação das velas, pela imagem serena de um Buda e pelo som de flautas que me remeteram para um jardim perdido algures nos Himalaias, fez-me de imediato esquecer o stress daquele dia.

A terapeuta começou a massagem pelos pés, fazendo movimentos rotativos que estimulam o sistema linfático e os pontos de reflexologia associados aos principais órgãos do organismo. Seguiram-se os membros inferiores e foi aí que, pela primeira vez, senti um fio de óleo quente a deslizar na pele.

Diagnosticar problemas

Esta massagem combina movimentos da massagem sueca (pelo uso das mãos e dos dedos) com técnicas orientais, em que se recorre aos braços e cotovelos para atingir determinados pontos de uma forma mais profunda. «O efeito é mais benéfico», explica Cátia Rafael.

No final, em conversa com a terapeuta, recebi um alerta inesperado: uma contractura no lado esquerdo tinha dado um ar da sua (des)graça. «Muitas vezes as pessoas não sabem que têm vértebras deslocadas, nódulos, lesões musculares ou incorrecção da coluna numa fase pouco evoluída. As manobras de massagem permitem-nos diagnosticá-los», conclui.

Veja na página seguinte: 5 benefícios comprovados

5 benefícios comprovados

De acordo com a massagista Cátia Rafael, esta massagem:

- Relaxa o organismo e reduz o stress.

- Alivia dores musculares e favorece o alinhamento da coluna.

- Estimula a circulação sanguínea.

- Promove a oxigenação e hidratação da epiderme.

- Melhora o aspecto da pele, conferindo-lhe luminosidade.

Onde fazer
Chiado Glam Factory
Rua António Maria Cardoso,
15 B Lisboa
Telefone: 213 476 269
Internet: www.glam-factory.com

Texto: Luis Batista Gonçalves

artigo do parceiro:

Comentários