Benefícios do Yoga

O Yoga é um complexo sistema de práticas espirituais, morais e físicas que visam atingir a “auto-consciência” ou “auto-realização”, promovendo a simbiose entre os três principais elementos: o corpo, a mente e o espírito.

Hatha Yoga, o sistema no qual grande parte do yoga ocidental se baseia, é composto de diferentes elementos, tais como posturas (asanas), exercícios de respiração (pranayama), relaxamento (yoganidra) e meditação (dharana).

Há décadas que o Yoga é uma das atividades mais procurada pelos praticantes de atividade física de todas as idades ou géneros. As principais razões são a busca de sensações positivas e a busca pela espiritualidade inerente a esta prática.

Apesar de não ser uma terapia, é cada vez mais utilizado no tratamento de stress, depressões e ansiedade (Kirkwood, Rampes, Tuffrey, Richardson & Pilkington, 2005). Além de ser uma intervenção sem recurso a medicamentos, as terapias e práticas físicas baseadas no yoga não têm efeitos adversos e são importantes na prevenção de lesões. (Ramaratnam & Sridharan, 2005).

A prática regular de Yoga tem inúmeros benefícios físicos, psicológicos, emocionais e sociais;

Benefícios Físicos

-Diminuição de dores articulares

-Manutenção de peso corporal

-Melhoria do equilíbrio

-Aumento da força

-Melhoria da postura

-Aumento da flexibilidade das articulações, dos tendões e dos músculos

-Melhoria nas funções digestiva e gastro-intestinais

-Aumento da eficiência respiratória

-Diminuição da frequência cardíaca

-Aumento da eficiência cardio-vascular

-Aumento da vitalidade e longevidade

Mais na página seguinte:

Comentários